Sérgio Pererê lança novo álbum, Pedrinha



Disco traz dez canções que dialogam com a cultura tradicional do Reinado de Minas Gerais e já está disponível em todas as plataformas digitais

 

O cantor, compositor e multi-instrumentista mineiro, Sérgio Pererê, reuniu músicas de seu repertório e que ainda não estavam presentes em nenhum de seus álbuns no novo disco: Pedrinha. O álbum traz dez canções que versam sobre temas como africanidade, ancestralidade, devoção, cura, meditação e realiza um forte diálogo com a cultura tradicional do Reinado de Minas Gerais. O disco já está disponível nas plataformas digitais.

 Pedrinha traz canções compostas por Sérgio Pererê ao longo de sua carreira que carregam uma forte marca étnica, tanto africana quanto andina. “É um disco que traz alguma coisa nova, mas, na verdade, faz um passeio pelas canções que fiz ao longo da carreira. É um álbum que tem um caráter mais sagrado. Uma definição boa para o disco é pensar na oração”, explica Pererê.

A faixa que dá nome ao disco, Pedrinha, é uma canção singela que Pererê gravou usando apenas rabeca, flauta de bambu e marimbula (instrumento cubano de herança africana). “Compus essa música pensando muito em Ouro Preto, no momento em que estava fazendo a trilha do filme Chico Rei entre nós. Pedrinha de ouro, pedrinha preta encontrada nos rios, o ouro preto. Ao mesmo tempo a pedrinha é um pequeno amuleto, a concentração de energia num ponto”, explica Pererê.

Pedrinha traz canções conhecidas como “Costura da Vida”, numa nova versão; o “Hino da Umbanda”, de um jeito acústico apenas voz e violão; além de “Velhos de Coroa”. Um destaque do disco é a música “Minha história”, composta por Pererê quando ele tinha apenas nove anos de idade e que, para o álbum, contou com a participação do seu filho Imane Rane, de 19 anos. Imane trouxe o universo do rap para a faixa que ganhou uma nova roupagem. Seguindo a sua determinação de apresentar em cada álbum uma música em idioma africano, Sérgio Pererê trouxe para Pedrinha a música “Kassumai keb”, na língua Diolah.

Além destas, o álbum também conta com “Sonho de prata”, “Own”, “Filhos de Odé” e “Bantra”.

Sérgio Pererê

Cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e diretor musical. Seu trabalho autoral é reconhecido pelo diálogo que estabelece entre a tradição e a experimentação, pela profusão de sonoridades – com destaque para as referências afro-latinas –, e pelo timbre peculiar de sua voz. Sua poesia sofisticada entrelaça temas cotidianos a enunciados metafísicos e elementos do sagrado de matriz africana, como a celebração das ancestralidade e das divindades.

Sérgio Pererê

Lançamento do álbum Pedrinha de Sergio Pererê

Disponível nas plataformas digitais

Spotify
Deezer
Apple Music
YouTube Music

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Inflação da construção fica em 0,04% em outubro

Artigo Anterior

Academia Mineira de Letras apresenta a palestra “O Modernismo Brasileiro em Visão Comparatista, entre Sequestros e Resgates"

Relacionados