BH recebe seminário sobre violência estrutural contra as mulheres com oferta de atendimento jurídico gratuito para as participantes



Iniciativa do Instituto Viva e Una também terá plantão psicológico

Amanhã, 17, será realizado na Una Aimorés um seminário sobre violência estrutural contra as mulheres. Com inscrições gratuitas, o evento terá início às 18h30 composto por palestra, roda de conversa, plantão psicológico e orientação jurídica. Aberto para os estudantes e também ao público em geral, haverá emissão de certificado ao final do evento. A participação é gratuita e os interessados devem apenas fazer uma inscrição para garantir a presença através do link:   https://bit.ly/PSICOLOGIAUNAEVIVA

A inciativa do evento é uma parceria entre a Una – que integra o Ecossistema Ânima e o Instituto Viva – associação sem fins lucrativos destinada à assistência de mulheres em situação de violência, fundado pela juíza de Direito, Daniela Pereira – que será uma das palestrantes.

Na programação, há ainda a participação da delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher de Diamantina, Kiria Orlandi, membro fundadora da rede de enfrentamento à violência contra a mulher do alto Jequitinhonha e da doutora em Psicologia, Larissa Amorim Borges, que liderou a elaboração do Plano Decenal de Políticas para Mulheres do Estado de Minas Gerais.

Minas é o estado com mais registros de feminicídios, aponta levantamento

Segundo o levantamento do 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Minas Gerais é o estado com maior número de registros de feminicídios em todo o país no ano passado, sendo registrados 154 casos de feminicídio em todo o estado mineiro. Em relação a 2020, o aumento foi de três casos.

Dados divulgados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) revelam que até agosto de 2022 foram registrados 238 casos de feminicídio tentado ou consumado no estado, sendo 114 mulheres mortas até agosto.

Instituto Viva tem atendimentos gratuitos

Além da ação de amanhã, vale ressaltar que o Instituto Viva atende mulheres cis e trans residentes no estado de Minas Gerais, maiores de 18 anos e que não possam arcar financeiramente com os custos de uma consulta jurídica. O cadastro é feito diretamente no site do instituto vivainstituto.org.br e, ao receber a solicitação, a equipe encaminha para a solicitante o contato de uma das profissionais cadastradas na associação. O atendimento destina-se a consulta e orientação jurídica, com foco em questões das áreas cível, criminal e de direito de família que estejam relacionadas a situações de violência física, psicológica, moral, sexual, patrimonial ou institucional contra a mulher.

Serviços: Seminário sobre violência estrutural contra as mulheres com plantão psicológico e atendimento jurídico

Dia e horário: Quinta-feira, dia 17/11 – de 18h30 às 21h50

Local: Una Aimorés – rua Aimorés, nº 1451 – Lourdes – BH

Entrada: gratuita com inscrição pelo https://bit.ly/PSICOLOGIAUNAEVIVA

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Espetáculo GUSTAVO MENDES - MAIS QUE DILMAIS está de volta a Belo Horizonte neste sábado

Artigo Anterior

CIRCUITO REGIONAL DA V MOSTRA SESC DE CINEMA TEM INÍCIO EM MINAS GERAIS

Relacionados