16 a 18/12: Feira de cultura geek reunirá em BH artistas dos quadrinhos e do cinema

Franjinha – Contato Por Vitor Cafaggi.


Programação gratuita da CDQ CON marcará reabertura do anexo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e a inauguração do Espaço Geek, além de homenagear o convidado Jefferson Costa, vencedor do prêmio Jabuti.

Para os fãs da nona arte e da cultura geek, entre os dias 16 e 18 de dezembro ocorrerá a 5ª edição da Feira da Casa de Quadrinhos – CDQ CON, evento integralmente gratuito, reconhecido como uma tradição da cena cultural da capital mineira, que fecha a agenda do ano de quadrinistas e artistas gráficos, sendo uma ótima oportunidade para presentes de Natal.

A feira ocorrerá em formato híbrido, com transmissões ao vivo e entrevistas online, e atividades presenciais na Escola de Design UEMG (rua Gonçalves Dias, 1.434, Lourdes) e na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21, Funcionários), marcando a reabertura do anexo da biblioteca (rua da Bahia, 1.889, Funcionários). Esse anexo comporta os setores de Empréstimo Domiciliar e Referência e Estudos, e recebeu a instalação de painéis na fachada entre a rua da Bahia e a Praça da Liberdade, o que possibilitará novos usos para eventos culturais, além de melhorias de segurança e combate a incêndio.

Ao longo dos três dias de evento (sexta-feira, entre 14h e 20h | sábado, das 11h às 20h |domingo, das 10h às 18h) serão realizadas oficinas para todas as faixas etárias, bate-papos e painéis, cujas vagas são limitadas, e exibição de diversos curtas animados.

O coração da feira, o Artist’s Alley, contará com a presença de mais de 40 artistas atuantes no mercado brasileiro e internacional, permitindo que o público possa conhecer e comprar direto dos próprios autores, incentivando a produção local. “É uma forma de valorizarmos as criações brasileiras e os profissionais poderem comercializar seu trabalho sem qualquer custo ou repasse de percentual de vendas para o evento”, comenta Cristiano Seixas, cofundador da Casa dos Quadrinhos e idealizador da CDQ – CON.

Estão confirmadas as presenças de Vitor Cafaggi (“Turma da Mônica” e “Franjinha”, da Graphic MSP), que desenvolveu a arte oficial do evento; Carol Rossetti (“Vento Norte”); Rebeca Prado (Graphic MSP); Luís Felipe Garrocho (“Bidu”, da Graphic MSP”); Fabrício Martins (“Oblivion”); Cris Bolson (“Inversion”); Eduardo Pansica (DC Comics); Guilherme Balbi (“Avatar”); Cristiano Seixas (“Alien – The Original Screenplay”, “Maeve”); Gabriel Nascimento (“A menor distância entre dois pontos é uma fuga”); Mariamma Fonseca (“Amigas que se encontraram na História”); Carol Cunha (“Catrinomicon”); Val Armanelli (“Comida de Fada”); Fabiano Azevedo (“Santelmo Enfeitiçado”); Acir Piragibe (“D’Artagnan Negro”); Régis Luiz (“Introverso”); Nami Viana (“Patinhas”); Laura Jardim (“Oblivion”); Ana Cardoso (“Mingau” da Graphic MSP); Daniel Bretas (“Starmind”); Aline Cristine (“Cristirinhas”), entre outros.

O convidado homenageado desta edição é o ilustrador e quadrinista paulistano, Jefferson Costa, coautor dos volumes “Jeremias – Pele”, que ganhou o prêmio Jabuti de melhor HQ, e “Jeremias – Alma”, do selo Graphic MSP (Mauricio de Sousa Produções), autor de “Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias” (livro ganhador do HQMix 2020), ilustrador de “Anansi” e “La Dansarina” (HQMix 2015 de melhor edição especial) e responsável pela adaptação de “A Tempestade”, de Shakespeare (HQMix 2013 de melhor adaptação para os quadrinhos).

A programação da feira contemplará ainda muito entretenimento no inédito “Espaço Geek” da biblioteca, com board games e card games, respectivamente, jogos de tabuleiro e de cartas; jogos virtuais, desenvolvidos por alunos do curso de Jogos Digitais da PUC Minas; cosplay, o qual participantes se fantasiam de personagens da cultura pop japonesa; mesas mistas de RPG (“Role Playing Game”, ou jogo de interpretação de papéis na tradução livre), organizadas pela Janine Brioude, do canal JayNerd, e narradas pela Carol Carvalho, colaboradora do grupo RPGirls (composto por mulheres que fomentam espaços seguros para outras mulheres no universo dos jogos), e Pedro Vykos, do coletivo Darkdices (formado por pessoas LGBTQIAP+ que falam sobre terror e horror com mais diversidade); e Flash Tattoo, tatuagens rápidas e minimalistas, feitas por artistas selecionados a preços módicos. O ambiente também irá abrigar food trucks e bikes para manter o pique durante a maratona de atrações.

Outro destaque é o “Abraço do Tamanduá”, um pitch (apresentação) de novos artistas a editoras e especialistas, uma novidade no Brasil. “No sábado, profissionais do setor de HQs e de personagens irão avaliar, ao vivo, projetos de quadrinistas, fazendo críticas, sugestões e apontando caminhos para a evolução do trabalho apresentado. Faremos uma pré-seleção de seis artistas que terão 10 minutos para apresentar sua obra e seus personagens. Os seis artistas selecionados para o “Abraço do Tamanduá” serão divulgados nas redes sociais da CDQ CON”, descreve o ilustrador Régis Luiz.

5ª Feira de Quadrinhos da Casa – CDQ CON é uma realização da Casa de Quadrinhos – Escola Técnica de Artes Visuais e Digitais, com recursos viabilizados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte.

A história da Feira:

A Feira de Quadrinhos da Casa é realizada desde 2017, mas era chamada de Mini Feira HQ BH. As edições anteriores ocorreram no Espaço Cultural da escola. O formato trazia um mini Artist’s Alley com participação de artistas mineiros, além de mesas de RPG e card games, sessões de Flash Tatoo e tardes de autógrafos.

Centenas de artistas participaram das edições passadas, tais como, Rebeca Prado, Guilherme Balbi, Vitor Cafaggi, Senhoritas de Patins (“Gibi de Menininha”), Alec Drummond (“Batatiras”), Lelis, Cristiano Seixas, Eduardo Pansica, Jane Carmem (“Memórias de Acesso Remoto”), Bruno Wolf (“Studio Mootant”), Marcela Sanchez, Lucas Libânio (“Hans Grotz”), Patrícia Garcia (“Desenho tem Música”), Carol Cunha e outros.

Serviço “5ª Feira de Quadrinhos da Casa – CDQ CON”:

Evento Gratuito. Sujeito à lotação do espaço.

Data: 16 a 18 de dezembro de 2022

Local: Escola de Design UEMG (rua Gonçalves Dias, 1.434, Lourdes) | Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21, Funcionários) | anexo da biblioteca (rua da Bahia, 1.889, Funcionários)

Horários:  14h às 20h (sexta) | 11 às 20h (sábado) | 10h às 18h (domingo)

Informações: (31) 3224.0040

Facebook: https://www.facebook.com/escoladeartesvisuais/

Instagram: @feiradequadrinhosbh

Realização: Escola Técnica de Artes Visuais Casa dos Quadrinhos

Apoio: Prefeitura de Belo Horizonte

Programação:

Online:

Sexta, dia 16 de dezembro

14h às 15h30 – Abertura da Feira da Casa, com Cristiano Seixas e convidados

16h às 17h30 – Entrevistas Chapa Quente – Tudo o que você sempre quis saber sobre quadrinhos, e não tinha a quem perguntar

18h às 19h – Exibição de curtas de animação online

19h às 20h30 – Mesa Online sobre Formação em Quadrinhos, com Cristiano Seixas (Casa dos Quadrinhos – MG), Daniel HDR (Dínamo – RS), Alzir Alves ( Rascunho Studio – PR) e Estúdio Daniel Brandão (CE)

 

Presencial:

Sábado, dia 17 de dezembro

11h às 12h30 – Financiamento coletivo de quadrinhos, com Carol Rossetti, Luís Felipe Garrocho. Mediação: Fabrício Martins

14h às 15h30 – Produção de Quadrinhos para editoras estrangeiras – Fazendo quadrinhos em dólar e vivendo em real, com Cris Bolson, Eduardo Pansica, Guilherme Balbi. Mediação: Carol Cunha

16h às 17h30 – Curadoria de eventos e feiras em BH – desafios e soluções, com Gabriel Nascimento, Mariamma Fonseca. Mediação: Fabrício Martins

18h às 19h30 – Quadrinhos autorais e independentes mineiros, com Val Armanelli, Fabiano Azevedo e Acir Piragibe. Mediação: Regis Luiz

20h às 21h30 – Entrevista com Jefferson Costa. Mediação: Acir Piragibe

Domingo, dia 18 de dezembro

10h30 às 12h – Abraço do Tamanduá – Pitch de quadrinhos ao vivo com artistas selecionados

13h às 14h30 – A influência do Mangá no Quadrinho Brasileiro, com Nami Vianna e Daniel Bretas. Mediação: Carol Cunha

15h às 16h30 – O mercado e a produção de quadrinhos para as mulheres, com Laura Jardim, Aline Cristine. Mediação: Mariamma Fonseca

17h às 18h30 – Mauricio de Sousa Produções – trabalhando com a Turma da Mônica, com Ana Cardoso, Vitor Cafaggi e Rebeca Prado. Mediação: Régis Luiz

Oficinas – presenciais

 

Sexta, dia 16 de dezembro

15h30 às 16h30 – Como montar seu portfólio para o mercado, com Guilherme Balbi

17h às 18h – Perspectiva para Cenários de HQs, com Jean Paulo

 

Sábado, dia 17 de dezembro

13h às 14h – Master Class de Narrativa Visual, com Jefferson Costa

 

Domingo, dia 18 de dezembro

11h às 12h – Desenhe você mesmo como um super herói, com Val Armaneli

14h às 15h – Criação de personagens, com Rebeca Prado

Casa dos Quadrinhos:

Casa dos Quadrinhos é uma escola de artes que se encontra entre uma das mais antigas e bem conceituadas do gênero em todo o país. Ela foi fundada em dezembro de 1999, e sempre se propôs a trazer um ensino de qualidade. Com o propósito de estimular e desenvolver o crescente mercado artístico mineiro, em 2009, foi criado o Curso Técnico de Artes Visuais, com duração de dois anos, dividido em quatro módulos, com registro na Secretaria Estadual de Educação (518/2008 – nº 37.208) e reconhecido pelo MEC. Sua sede, tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, mantém um Espaço Cultural desde 2001. Nesse local, a escola de artes já promoveu lançamentos de livros e revistas, além de exposições gratuitas e abertas ao público, com trabalhos tanto de nossos alunos quanto de profissionais importantes da área.

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais:

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais foi inaugurada em 1961 no governo de Juscelino Kubitscheck. O prédio sede foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Na biblioteca é possível encontrar mais de 570 mil exemplares tanto de autores nacionais quanto estrangeiros, incluindo obras raras. Além disso, ela reúne um grande acervo digitalizado, livros infanto-juvenis, jornais, revistas, audiolivros e acervo em Braile. Já o Anexo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, também conhecido como Anexo Professor Francisco Iglésias, foi inaugurado no ano 2000 após a reforma do antigo anexo da Secretaria da Fazenda, construído nos anos 70.  A reforma proporcionou uma maior integração do prédio tanto com o entorno quanto com o prédio sede da Biblioteca Pública Estadual.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo
Compartilhar e dividir

Compartilhar e dividir

Artigo Anterior

DE GRAÇA: FIM DE SEMANA TEM DIVERSAS ATRAÇÕES GRATUITAS NO SHOPPING CIDADE

Relacionados