Mãe empreendedora: será que é possível?



Influenciadora digital conta sobre os desafios de conciliar maternidade e empreendedorismo

 

Ser mãe, cuidar da casa e administrar um negócio não é nada fácil. Pesquisa realizada pelo RME (Rede Mulher Empreendedora) aponta que 52% das empreendedoras brasileiras são mães. Segundo o mesmo instituto, durante a pandemia, 54% dos negócios comandados por mães empreendedoras foram impactados pelo fechamento das escolas. Já 51% dos pais empreendedores não sofreram nenhuma implicação.

 

A dificuldade de encontrar ou se manter no emprego depois da maternidade é grande. De acordo com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, metade das mulheres perdem o emprego até 24 meses depois de sair da licença-maternidade. Como consequência disso, o empreendedorismo vira uma alternativa. “O ato de empreender é, afinal, uma importante ferramenta de transformação profissional, econômica, social e pessoal na vida de muitas mulheres. Ele aparece como uma forma de resolver o paradoxo de desenvolver uma carreira bem-sucedida ou abandonar a vida profissional e se voltar para o ambiente doméstico”, conta Márcia Machado, empresária e moderadora do Grupo Amor de Mãe BH..

 

As mães que tomam a iniciativa de abrir o próprio negócio, precisam superar uma série de barreiras. Conciliar as rotinas de trabalho e da família é um desafio diário, especialmente para quem trabalha de casa. A pesquisa da Rede Mulher Empreendedora também mostra que as mulheres investem 24% de tempo a mais na dedicação à família e à casa. “A responsabilidade do trabalho não remunerado doméstico recai muito mais sobre a mulher. Ficamos sobrecarregadas”, ressalta a empresária.

 

Dicas para as mamães que querem empreender

 

  • Busque atuar em uma área que você domine e conheça os processos;

  • Prepare-se financeiramente para o início. Cuidado para não fazer grandes investimentos de saída e acabar com as  reservas financeiras;

  • Tenha clareza das principais atividades que o seu negócio exigirá de você. Faça uma lista das principais atividades e priorize as fundamentais para o negócio funcionar e gerar receita;

  • Planejamento é fundamental, assim como clareza sobre objetivos e metas

  • Estruture uma rotina que tenha janelas de flexibilidade para praticar o autocuidado. Isso é essencial para a mulher não ficar esgotada;

  • Se você mora com alguém, divida as tarefas em casa: tanto o cuidado com os filhos quanto o trabalho doméstico.

 

Márcia enfatiza que o seu negócio precisa estar alinhado com quem você é, com a rotina que você tem e com o tempo que você tem disponível. “Faça o mapeamento de tudo isso pensando em como é sua vida, quem são as pessoas que estão ao seu lado e que você pode contar e pedir ajuda. A partir disso, você começa a estruturar um plano de negócios mais realista”, finaliza a influenciadora.

 

Fonte: Márcia Machado, empresária, influenciadora digital e moderadora do Grupo Amor de Mãe BH. Casada, mãe da Nanda e do Lipe e boadrasta do Victor e do Marco. Instagram @/marciacmachado.

Foto: Fonte internet

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Tábua de frios sem lactose, sem glúten e vegana: como fazer?

Artigo Anterior
Argentina

Lições bem além das quatro linhas do gramado

Relacionados