Santa Casa BH realiza primeira cirurgia endoscópica de coluna



Procedimento minimamente invasivo ainda não é oferecido pelo SUS e foi realizado com o apoio de empresa parceira 

Maior hospital 100% SUS de Minas Gerais, a Santa Casa BH (SCBH) acaba de realizar a sua primeira cirurgia endoscópica de coluna. A intervenção é caracterizada por ser minimamente invasiva, oferecendo menos riscos ao paciente e proporcionando uma recuperação mais rápida. O procedimento foi realizado no último dia 16 de dezembro, pela equipe de Neurocirurgia da SCBH.

A cirurgia endoscópica de coluna faz parte do rol de procedimentos menos agressivos, já que não é preciso realizar grandes incisões. Por meio desse método, é possível tratar condições como hérnias de disco e estenoses foraminais e do canal vertebral – estreitamento dos canais por onde passam os nervos -, que causam muitas dores na coluna e nos membros inferiores.

O procedimento na Santa Casa BH foi conduzido pelo neurocirurgião Wilson Faglioni, que explicou as etapas. “A paciente que operamos tinha duas hérnias de disco. Nesses casos, fazemos uma incisão de cerca de sete milímetros na região da coluna, por onde introduzimos o endoscópio, que gera as imagens. A partir daí, conseguimos retirar as hérnias e  aumentar o tamanho  canal, aliviando os sintomas, que causam muito sofrimento, como dores lombares que irradiam para as pernas, alteração de força e de sensibilidade, dormência, formigamento, incontinência urinária, entre outros”, diz.

Segundo o médico, o método endoscópico apresenta inúmeros benefícios quando comparado às intervenções convencionais. “Dependendo do caso, é possível operar o paciente usando apenas anestesia local e sedação. Além disso, ao contrário da cirurgia aberta, não é preciso fazer o descolamento da musculatura em volta da coluna, o que reduz as chances de sangramento, dor e de complicações pós operatórias como a fístula liquórica, que é o extravasamento do líquido presente no canal vertebral . O paciente também pode ter alta no mesmo dia”, pontua Wilson.

No pós-operatório, o neurocirurgião reforçou que a recuperação é mais rápida, menos dolorosa e devolve o paciente mais rapidamente às suas atividades habituais.

A cirurgia endoscópica de coluna ainda não é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde, por isso o procedimento foi realizado graças ao apoio da empresa Spine/Nuvasive, fornecedora da Santa Casa BH e que cedeu os equipamentos necessários. A expectativa do médico, no entanto, é que o tratamento seja expandido para mais pacientes. “Procedimentos como esse demonstram a importância de realizarmos abordagens mais modernas e tecnológicas. Como resultado, teremos cirurgias com resultados ainda melhores, como foi o caso dessa paciente, que não apresentou nenhuma complicação e, certamente, terá uma recuperação mais segura e confortável”, concluiu Wilson.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Covid-19 deixou 40 mil crianças e adolescentes órfãos de mãe no Brasil

Artigo Anterior

Homem em situação de rua é encontrado morto no litoral paulista

Relacionados