Senso de propósito: o que é e como desenvolver?



Saiba a importância de aprimorar seu dia a dia no trabalho

É comum que às vezes surjam dúvidas reflexivas a respeito da carreira profissional, “Por que você está aqui?”  “Por que você faz o que faz?” são algumas delas. E é importante entendê-las para definir o senso de propósito da sua empresa ou da vida pessoal. De acordo com estudo Putting purpose to work, a study of purpose in the workplace investigou o que as companhias podem fazer para incentivar os subordinados. O levantamento revelou que 79% dos líderes acreditam que o propósito é fundamental para o sucesso comercial e a existência de uma organização, entretanto, apenas 34% usam o propósito como guia na tomada de decisões. Além disso, só 27% dos chefes ajudam os funcionários a conectarem os próprios propósitos ao trabalho da empresa.

O senso de propósito pode ser definido como a razão pela qual algo existe ou é feito. Não é a tarefa em si, mas sim o entendimento de como essa tarefa se encaixa em um contexto maior. “É comum refletirmos no emprego quando algo não vai bem com nós mesmos, mas , se estiver alinhado com o seu propósito, não vai se frustrar ou se desinteressar por sua atividade, afinal, você sabe o que quer e a sua capacidade de resiliência lhe ajudará a superar tais momentos”, afirma Cilene Noman, especialista em Gestão de Negócios e Master Coach.

Nas empresas, é por meio desse senso que uma organização além de criar responsabilidade social, engajamento e valores positivos, ela consegue impor o poder da marca. Depois de definir o propósito claramente, é mais fácil a empresa desenvolver ações e metas para atingi-lo. Isso também é válido para a vida pessoal.

É possível buscar o senso de propósito em praticamente qualquer atividade humana desde que exista uma conexão entre os valores pessoais do colaborador e a missão verdadeira da empresa. Desenvolver o senso de propósito é uma jornada individual, porém pode ser facilitado e impulsionado pelo líder e pela organização, dando espaço à reflexão e conexão. “Ganhar essa consciência tem um retorno direto para o líder e para os funcionários pois, assim como o líder colherá benefícios de uma equipe mais engajada, os funcionários que reservarem tempo para vincular seus valores ao seu trabalho serão recompensados com maior motivação intrínseca”, explica a master coach.

Vantagens de definir o senso de propósito

  • Senso de pertencimento;
  • Retenção de talentos;
  • Aumento da produtividade;
  • Desenvolvimento de líderes;
  • Inovação e disrupção.

Cilene acrescenta que conectar-se ao processo maior começa com uma definição clara de seus próprios valores pessoais. “Todos os funcionários devem ser incentivados a refletir sobre os valores que eles consideram suas maiores prioridades e os impulsionadores mais profundos. A empresa deve permitir e auxiliar que essa descoberta ocorra”, finaliza.

Fonte: Cilene Noman, especialista em Gestão de Negócios e Master Coach. @nomandho – www.nomandho.com.br

Foto: Fonte internet

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