Finanças empresariais: por que é importante controlar?



Aprenda como organizar o financeiro para seu negócio crescer

O financeiro de uma empresa determina muito sobre a saúde do negócio. Afinal, ao manter uma gestão eficiente das finanças, as organizações podem se estruturar melhor para se desenvolver e crescer com segurança. Mas ainda existem muitas dúvidas de como elaborar ações estratégicas que assegurem a lucratividade. Desse modo, o auxílio de um profissional capacitado é de suma importância.

É  fundamental criar uma estratégia eficiente para administrar o dinheiro da empresa e evitar que problemas inesperados comprometam a saúde financeira do negócio. “As finanças empresariais para serem bem administradas implicam nos controles de fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, emissão de boletos, conferência de contas a receber e pagar, projeção de vendas, análise do faturamento, custos por cliente, custos por projeto”, explica Robson Evangelista, Consultor em Gestão Financeira Empresarial.

Manter os resultados positivos em meio às várias mudanças do mercado exige que a gestão financeira esteja sempre em dia e organizada. Por isso, é importante analisar cada etapa do processo, com cautela, mediante relatórios reais, realizando reuniões de acompanhamento com a equipe responsável pelo setor. “Esquecer de cuidar deste processo pode acarretar não só em problemas com fluxo de caixa atual, mas em fragilidade em meio a possíveis crises e a falta de novos rumos e estratégias para o seu negócio frente a mudanças e atualizações do mercado”, destaca Robson.

Como ter controle financeiro empresarial em dia

  • Faça sempre o controle de caixa;
  • Organize os custos e receitas;
  • Planeje os pagamentos e recebimentos;
  • Avalie o capital de giro;
  • Crie um fundo de reserva;
  • Automatize os processos.

Além disso, uma boa alternativa é a utilização de softwares como o Justo e Calculado, que permite ter controle financeiro de sua empresa de forma online em tempo real, evitando surpresas desagradáveis e falta de gestão em sua empresa.  “É uma ferramenta tecnológica utilizada em grandes empresas. Com o Justo e Calculado você conseguirá entender melhor o fluxo do dinheiro dentro de sua empresa. Com isso saberá onde cortar gastos ou onde melhorar a performance de venda de produtos e serviços.

Quando entendemos melhor nosso fluxo financeiro conseguimos entender melhor como nossa empresa está agindo e reagindo ao mercado e com essas informações na palma de sua mão a qualquer momento, fica bem mais fácil decidir sobre compras, vendas e tudo que envolve a gestão de sua empresa.”, conclui o Consultor em Gestão Financeira.

Fonte: Robson Evangelista – Consultor em Gestão Financeira Empresarial, com mais de 15 anos de experiência, atuando nas áreas Administrativa, Financeira e Controladoria em empresas de vários segmentos. Formado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Fiscal e Tributária e Finanças.

Foto: Fonte internet

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Indígenas yanomami mostram impactos sociais graves do garimpo ilegal

Artigo Anterior

Mercado reduz projeção para crescimento da economia em 2023

Relacionados