Pena de Pavão de Krishna completa 10 anos de Carnaval e lança o primeiro disco autoral da trajetória artística

Raphael Salles – Leopoldina e Gustavito – Crédito: Andreza Coutinho.


Álbum está nas plataformas digitais, traz 12 faixas e participações de Tiganá Santana, Danilo Candombe, Déa Trancoso e Sérgio Pererê; show de lançamento será no dia 18/03 

O bloco Pena de Pavão de Krishna, que desfilou no bairro Mangabeiras em prol da Serra do Curral no cortejo de 2023, completou uma década de trajetória artística. Para celebrar a marca, o coletivo lança, no dia 10 de março, em todas as plataformas online, o primeiro disco autoral. Homônimo ao bloco, o álbum traz 12 faixas, incluindo os singles “Águas”, “Reza Pro Céu Não Cair”, “Voa Moa”, “Flor de Justiça” e “Olaria Divina”. O trabalho poderá ser conferido ao vivo no dia 18 de março, no Viaduto das Artes (avenida Olinto Meireles, 45, Barreiro), em BH. A entrada para o show é gratuita.

“O carnaval deste ano representou um marco muito especial para o Pavão, pois completamos 10 anos de existência, tendo nosso primeiro cortejo acontecido em 2013. Além desse marco histórico, voltamos de uma longa pausa devido ao período pandêmico”, explica Gustavito Amaral, artista que integra o coletivo e que assina a direção musical do disco. No show de lançamento, na qual a cenografia foi desenvolvida por Maíra Buzelin, além da banda do Pena, o público vai reencontrar a bateria do bloco e a ala de dança, que conta com as coordenadoras Lola Lessa e Lalis Diniz.

O diretor musical conta que o álbum nasceu após duas imersões musicais. Na primeira, integrantes do bloco ficaram isolados em um sítio, na região de Altamira, e, na segunda, passaram cinco dias em um estúdio, em Belo Horizonte. Por fim, os convidados especiais gravaram as vozes separadamente. “Todo o processo criativo foi realizado com a participação do núcleo artístico da banda do bloco, composta por Raphael Sales, Leopoldina, Túlio Ribeiro, Manuel Andrade, Maíra Buzelin e Kripalu Das, além de mim”, explica Gustavito. A mixagem e a masterização do álbum, a propósito, é assinada por Kiko Klaus, que recebeu o coletivo no estúdio Camarada Mix Master. A coordenação de produção do disco contou com o talento de Andreza Coutinho; a produção com Irene do Carmo; e a identidade visual é um projeto de Flora Rajão, fundadora do bloco.

As 12 canções do álbum foram arquitetadas na MPB, misturando influências nítidas da música popular de raiz baiana e mineira. É possível observar e sentir, por exemplo, arranjos percussivos a partir de ritmos como ijexá, samba reggae, maracatu, samba de roda, ciranda, capoeira, baião, dentre outras raízes. “Nossas principais referências estéticas foram os Tincoãs, Gilberto Gil, Olodum, Clube da Esquina, Caetano Veloso, assim como as próprias participações especiais, que são referência para todos nós”, aponta Gustavito, adiantado que o álbum traz a magia de Déa Trancoso, Danilo Candombe, Tiganá Santana e Sérgio Pererê, que fazem participações especiais no trabalho.

A gravação e o lançamento do primeiro disco do Pena de Pavão de Krishna, composto por músicas que lançam luz no debate da preservação ambiental e hídrica, na espiritualidade e sincretismo, assim como na construção de um universo humano mais harmonioso, foram viabilizadas por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e conta ainda com o patrocínio da Diefra: Soluções em Engenharia e Infraestrutura.

SERVIÇO
Lançamento do 1º disco do Pena de Pavão de Krishna
Quando? Dia 18 de março de 2023, às 14h
Onde? Viaduto das Artes (avenida Olinto Meireles, 45, Barreiro)
Valor: Entrada franca

OUÇA O DISCO CLICANDO AQUI

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Idec alerta para cuidados com vazamentos de dados

Artigo Anterior

Inscrições para o Enem serão realizadas de 5 a 16 de junho

Relacionados