FESTIVAL DAS MONTANHAS E ÁGUAS DE MINAS CULTURA E CIDADANIA



Oficinas gratuitas de bijuterias e bambu são destaques na programação do Festival Das Montanhas e Águas de Minas, em Acuruí (MG)

Atividades que visam ao incremento de geração de emprego e renda iniciam dia 20 maio. Inscrições gratuitas estão abertas

Com o tema Mãe D’Ouro, lenda regional ligada à história do ouro, o distrito de Acuruí,  pertencente  a Itabirito, localizado a 81 quilômetros de Belo Horizonte (MG), recebe, de 02 a 04 de junho, a segunda edição do  Festival Das Montanhas e Águas de Minas.

Festival Das Montanhas e Águas de Minas procura resgatar e valorizar as raízes culturais dos vilarejos do estado por meio de uma programação gratuita que contempla apresentações musicais, cursos, oficinas, apresentações teatrais, gastronomia e artesanato.  O  vilarejo de Acuruí tem características importantes das raízes mineiras  tanto nas belezas naturais, quanto na cultura local.

No evento haverá oficinas de confecção de bijuterias de cobre e crochê criadas a partir de materiais recicláveis e oficina de bambu como material de construção. As oficinas iniciam em 20 de maio. As inscrições gratuitas já estão abertas. Podem ser realizadas pelo instagram: @dasmontanhaseaguasdeminas, pelo   email: [email protected],  site www.montanhaseaguasdeminas.com.br  e no telefone (31)- 97204-3387.

No total, serão quatro oficinas gratuitas de confecção de  bijuterias com cobre e crochê ministradas por Heliana Lages: dia 20 de maio de 14h às 18h, dia 21 de maio de 10h às 14h, dia 10 de junho de 14h às 18h e 11 de junho de 10h às 14h. As atividades acontecerão na Associação Comunitária de Acuruí.  Serão oferecidas 20 vagas.

Mineira de BH,  a designer de bijuterias  Heliana Lages trabalha com peças confeccionadas artesanalmente, tecidas em fio de metal. Busca sempre pessoas interessadas em desenvolver trabalhos artesanais, oportunizando geração de emprego e renda.

Também haverá três dias de oficinas de Bambu com construção definitiva de barracas para feirinhas em Acuruí, com o arquiteto Flávio Negrão, do Studio Becus:  dia 26 de maio,  de 18h às 21h, na Associação Comunitária de Acuruí e dias 27 e 28 de maio, de 9h às 18h, no gramado na rua Principal de Acuruí. Serão 20 vagas.

Também urbanista e professor Flávio Negrão, é pesquisador sobre reuso, reciclagem, reaproveitamento, ecodesign e soluções estruturais em bambu. Ele é fundador do Becus, um coletivo interdisciplinar de práticas construtivas que permitem o diálogo entre o natural e o artificial, a técnica e o artesanal, o local e o global.

Escolas públicas – A programação prevê ainda seis apresentações de teatro nas escolas públicas com o tema “Mãe D’Ouro” dando ênfase à história do Ouro com Marcelino Xibil, nos dias 18, 19 e 22 de maio e oito oficinas em escolas públicas com o artista Léo Piló sobre reaproveitamento de materiais recicláveis, nos dias  17, 18, 19 de maio, além de teatro e concurso de redação e desenho para escolas da rede pública com premiação.

 “Mais uma vez estamos em Acuruí, uma região rica em costumes e história, para promovermos o resgate da cultura de um povo que tem muito a contar. E mais ainda:  reunir num mesmo espaço poesia, música, teatro, artesanato e literatura proporcionando gratuitamente à comunidade a oportunidade  de mostrar seu potencial, suas raízes”, destaca o coordenador do Festival, produtor cultural Rud Carvalho.

Programação – Quem visitar Acuruí em junho terá uma extensa programação, com apresentação de Paula Fernandes, Bloco Zé Pereira e seus bonecos gigantes, Trio Mineiro de Viola Caipira, violeiro Guito, Chama Chuva, apresentação de músicos locais, caminhada ecológica, pedalada ecológica, teatro, recreação infantil , além de feira de artesanato e gastronomia.

Festival Das Montanhas e Águas de Minas conta com apresentação do Grupo Avante e da Ferro Puro Mineração,  patrocínio da Jaguar Mining, Eletrobras Furnas e Prefeitura de Itabirito – Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo – e apoio da FLAPA/Mascarenhas e Barbosa e METLO, por meio das Leis Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Rouanet art. 18.   Tem a coordenação do produtor cultural Rud Carvalho. A  realização é da ALCE – Associação Livre de Cultura e Esporte e produção da New View Entretenimento e Comunicação.

O Grupo Avante e a Ferro Puro Mineração são os grandes responsáveis pela viabilização do projeto.  “Para nós, do Grupo Avante, é uma alegria contribuir com iniciativas como o Festival Das Montanhas e Águas de Minas, que, através de ações que visam o resgate e valorização das raízes de vilarejos mineiros, fomenta a economia da região, valoriza a cultura regional e nacional, proporciona lazer, bem-estar e estimula o conhecimento. Sempre buscamos conectar a nossa atuação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e nessa perspectiva, recentemente criamos o PAS, nosso Programa Avante de Sustentabilidade. Perceber que esse festival tem sinergia com o que praticamos em nosso dia a dia foi decisivo para seguirmos com essa parceria”, avalia a Gerente de Projetos Sociais do Grupo Avante, Mariana Morales.

Programação Acuruí/ Itabirito/ Rio Acima

Maio:

– 4 dias de oficinas de confecção de joias, bijuterias e cristais. Aulas ministradas por Heliana Lages. Dia 20 de maio de 14h às 18h, dia 21 de maio de 10h às  14h, dia 10 de junho de 14h às  18h e 11 de junho de 10h às 14h.  Local: Associação Comunitária de Acuruí. 20 vagas.

– 3 dias  de oficinas de bambu com construção definitiva de barracas para feirinhas de Acuruí. Studio Becus. Datas: 26 de maio de 18h às  21h na Associação de Comunitária de Acuruí, dias 27 e 28 de maio de 9h às 18h no gramado da rua Principal de Acuruí. 20 vagas.

– 6 apresentações de teatro nas escolas públicas com o tema “Mãe D’Ouro” dando ênfase à história do Ouro com Marcelino Xibil nos dias 18, 19 e 22 de maio:

Dia 18

7h Teatro Escola Municipal Henrique Lajes

Água limpa

Dia 19

07h Teatro na Escola Municipal Henrique Lage

Povoado de Água Limpa

09:30 Espetáculo na Escola Municipal de Acuruí

14h Espetáculo na Escola Municipal de Acuruí

Dia 22

08h Espetáculo na  Escola  Municipal Ana Pereira de Lima – Coelhos

10h Espetáculo Escola Municipal Ana Pereira de Lima – Maracujá

– 8 oficinas em escolas públicas com Léo Piló sobre reaproveitamento de metal. 17, 18, 19 de maio.

Dia 17:

Escola Municipal Ana Pereira de Lima- Coelhos – 2 oficinas

Escola Municipal Ana Pereira de Lima -Maracujá  2 oficinas

Dia 18 :

Escola Municipal Henrique Lage-  Água Limpa – 2 oficinas

Dia 19:

Escola de Acuruí  – 2 oficinas

– Concurso de redação e desenho para escolas de rede pública com premiação. Proposto até 19 maio e premiação dia 2 de junho.

Inscrições: Instagram: @dasmontanhaseaguasdeminas

– email: [email protected]

site www.montanhaseaguasdeminas.com.br

– Telefone:  (31) 97204-3387

OBS – as pessoas podem tirar dúvidas e fazer as inscrições por estes canais. No Instagram vai ter um link para inscrições.

Festival Das Montanhas e Águas de Minas

Junho:

2 de junho, sexta feira:

18h: Abertura da Vila da Montanha

18h: Feira de artesanato e gastronomia de produtores locais

19h: André Vitorino – Quebra Queixo (instrumental)

20h: Felipe Menezes Trio

21h30: Paula Fernandes

23h: DJ Andreia Rocha

3 de junho, sábado:

9h: Caminhada ecológica

11h30: Abertura da Vila da Montanha

11h30: Feira de artesanato e gastronomia de produtores locais

15h: Oficina gastronômica com degustação de arroz de carreteiro

16h: Bloco Zé Pereira Itabirito – com bonecos gigantes

17h: Trio Mineiro de Viola Caipira

19h: Matheus Viana Trio.

20h: Izabela Dilly

21h30 Guito

4 de junho, domingo:

9h: Pedalada Ecológica até à  cachoeira Chica Dona

11h: Abertura da Vila da Montanha

11h: Feira de artesanato e gastronomia de produtores locais

12h: Rua Brincante com instrutores para crianças

13h: Teatro Infantil: Mãe D’Ouro com Marcelino Xibil

14h: Orquestra de Violeiros Arpejo

15h30: Ezkiel e banda

16h30: Chama Chuva

Quem é quem:

 

André Vitorino – Quebra Queixo (instrumental) – reúne em sua musicalidade sanfona, violão, baixo e percussão, forró e xaxado.

Paula Fernandes – natural de Sete Lagoas (MG). É compositora, escritora e multi-instrumentalista. Começou a cantar aos 8 anos de idade. Venceu 2 Grammys Latinos. Já vendeu mais de 6 milhões de álbuns. Além do Brasil, fez turnê na Europa, Estados Unidos e África.

Trio Mineiro de Viola Caipira – Formado exclusivamente por violas caipiras de dez cordas e conta em sua formação, com crianças, jovens e adultos. Representa as montanhas de Minas nos acordes de viola, por meio da inspiração na natureza e na história de Minas.

Matheus Viana Trio – Flautista, compositor e arranjador.

Izabela Dilly –  natural de Mariana (MG), trabalha com o resgate do carnaval de rua. Fundadora da banda Psicoflóricas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Equipe de ortopedia do Hospital Felício Rocho realiza procedimento inédito no Brasil

Artigo Anterior

Justiça reitera ordem para demarcação de terra indígena no Acre

Relacionados