Por que o número de cirurgias no nariz aumentou no pós pandemia?



O período em que as pessoas ficaram em casa impactou diretamente na autoestima

 

 

Durante o período de isolamento social as pessoas ficaram mais expostas as videochamadas, assim impactando a autoestima de muitas delas. Por essa razão, o número de cirurgias de rinoplastia realizadas pós pandemia aumentou bastante. De acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, esse procedimento estético está entre os três mais procurados no Brasil.

 

O cirurgião plástico e crânio-maxilofacial, Dr. Geraldo Capuchinho destaca que na pandemia houve um aumento significativo da comunicação por chamadas de vídeo. “Com um maior tempo gasto em frente ao computador e celular, os indivíduos tiveram mais oportunidade de se observar nas telas e se atentar para características faciais que não as incomodavam tanto antes”, diz.

 

Qualquer modificação cirúrgica do nariz deve ser indicada, principalmente, por um desejo individual do paciente. “A motivação interna do indivíduo devida a um desconforto com sua auto-imagem deve ser analisada com cautela pelos cirurgiões para evitar uma indicação indevida”, afirma o cirurgião. Além disso, distúrbios congênitos com rinoplastia em fissurados, deformidades nasais após trauma local e após câncer de pele são outras indicações para a rinoplastia.

 

As contraindicações são os distúrbios psiquiátricos graves, entre eles a dismorfofobia, são contra-indicações absolutas. Ademais, estar em vigência de infecções respiratórias, também é uma contra-indicação comum.

 

Cuidados pré e pós a cirurgia

 

Assim como para qualquer cirurgia plástica, para a realização da rinoplastia e de cirurgias plásticas faciais é necessária a realização de alguns exames laboratoriais e de avaliação pré-anestésica de acordo com a faixa etária e a condição clínica de cada paciente.

 

Já o pós, Dr Geraldo explica que deve-se evitar contato direto com luz solar, luz intensa de telas de dispositivos eletrônicos, atividades físicas extenuantes, porém manter repouso ativo, e demais cuidados de higienização local e curativos que o cirurgião prescrever. “ A recuperação após a rinoplastia exige seus cuidados, porém não é tão complicada. Geralmente, após 30 dias os pacientes já retornam às suas atividades habituais e com 06 meses o processo de recuperação já encontra-se praticamente finalizado”, conclui.

 

Fonte: Geraldo Capuchinho Jr – Médico cirurgião plástico e crânio-maxilofacial, Membro da Intern. Society of Aesthetic Plast. Surg, The Aesthetic Society & Rhinoplasty Soc. of Europe – @dr.capuchinho

 

 

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Contatos da assessoria

Tel: +55 31 98429-7565

Email: [email protected]

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Juiz acusado de assédio sexual será aposentado compulsoriamente

Artigo Anterior

SP: Metrô rompe contrato com consórcio por atraso em obras

Relacionados