Galeão responde por um em cada cinco embarques domésticos no Rio



O Aeroporto Internacional do Rio Janeiro (Galeão/Tom Jobim) respondeu, nos sete primeiros meses deste ano, por apenas 22,4% dos embarques domésticos do Rio de Janeiro. Isso representa cerca de um em cada cinco passageiros que saem do Rio com destino a outras cidades brasileiras.

Os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que, de janeiro a julho deste ano, o aeroporto localizado na Ilha do Governador, na zona norte, realizou 994 mil embarques domésticos.

Já o Santos Dumont, localizado no centro da cidade, movimentou 3,44 milhões passageiros, todos domésticos (já que o aeroporto não opera voos internacionais), ou seja, 77,5% do total. O Aeroporto de Jacarepaguá, na zona oeste, movimentou o 0,1% restante (5 mil passageiros).

Mesmo incluindo seus 965 mil embarques internacionais, o Galeão não consegue superar o Santos Dumont.

O panorama é bem diferente daquele do fim da década de 2000, quando o Galeão respondia por cerca de 70% dos passageiros que saíam da cidade em voos domésticos. Nos anos de 2007 e 2008, o percentual chegou a 73%.

Movimento de passageiros no Aeroporto Santos Dumont no primeiro dia de greve dos aeronautas.
Movimento de passageiros no Aeroporto Santos Dumont no primeiro dia de greve dos aeronautas.

Movimento de passageiros no Aeroporto Santos Dumont – Fernando Frazão/Agência Brasil

O Santos Dumont ampliou sua participação no mercado a partir de 2010, mas sempre representando metade do total de embarques domésticos na cidade. E, desde 2017, a fatia do Galeão vem diminuindo, passando de 56,8% em 2016 para 51% em 2019.

Pandemia

A partir de 2020, com a pandemia de covid-19, o aeroporto internacional foi superado pelo Santos Dumont, passando a responder por menos da metade dos passageiros domésticos: 40,4% em 2020, 33,1% em 2021 e 25,2% em 2022.

Arte Aeroportos
Arte Aeroportos

Arte/Agência Brasil

O Galeão foi bastante afetado com as restrições de circulação de viajantes, devido ao coronavírus, assim como vários aeroportos do mundo. A perda de passageiros domésticos chegou a 64,1% de 2019 para 2020, enquanto o movimento internacional despencou 73,2%.

O terminal carioca passou de 6,9 milhões de embarques domésticos e internacionais em 2019, para 2,3 milhões, no ano seguinte.

O Santos Dumont também sofreu, mas em uma proporção menor, perdendo 44,8% de passageiros de um ano (4,5 milhões) para outro (2,5 milhões).

“Com a pandemia, as companhias aéreas tinham que manter uma malha aérea mínima para garantir que existisse conectividade no Brasil e elas acabam dando preferência para manter essa malha aérea mínima muito mais concentrada no Santos Dumont do que no Galeão, em função da preferência da grande maioria dos passageiros [já que é um aeroporto mais próximo do centro e da zona sul da cidade]”, explica Rafael Castro, especialista em aeroportos e professor do curso de graduação em turismo do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ).

No ano seguinte, enquanto o Santos Dumont já mostrava recuperação, crescendo 34,4% em relação ao ano anterior e passando a embarcar 3,3 milhões de pessoas, o Galeão continuava perdendo passageiros: -1,9% nos voos domésticos e -49,9% nos internacionais.

A recuperação do Galeão viria apenas no ano seguinte, com crescimento de 316,9% no movimento internacional, apesar de ainda apresentar um tímido aumento nos passageiros domésticos (1,7%).

Ainda assim ficou longe de recuperar suas operações pré-pandemia, com uma movimentação de 2,9 milhões de embarques: 1,2 milhão internacionais e 1,7 milhão domésticos.

O Santos Dumont, por sua vez, em 2022, já superava sua movimentação pré-pandemia, com 5 milhões de embarques, um número recorde na série histórica da Anac (iniciada em 2000).

Rio de Janeiro (RJ) - Transferência de voos do Santos Dumont para Galeão - Professor Rafael Castro
Foto: Divulgação
Rio de Janeiro (RJ) - Transferência de voos do Santos Dumont para Galeão - Professor Rafael Castro
Foto: Divulgação

Com o fim do isolamento social, empresas decidiram manter operações no Santos Dumont, afirma o professor Rafael Castro – Divulgação

Rafael Castro, também conhecido como Dr. Aeroporto nas redes sociais, explica que, com o fim das medidas de isolamento social, as empresas decidiram manter suas operações no Santos Dumont.

“No pós-pandemia, as companhias aéreas percebem que, para elas, é muito mais negócio manterem o espaço dos seus voos no Santos Dumont. É como se houvesse mesmo um abocanhamento dos voos do Galeão pelo Santos Dumont. Isso é prejudicial porque, além de esvaziar o Galeão, faz com que o Rio de Janeiro perca todo seu potencial como portão de entrada para turistas internacionais que sempre teve”, afirma Castro.

Por meio de nota, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) destacou que a legislação vigente prevê liberdade de rotas e isonomia entre as empresas aéreas. Também informou que suas empresas associadas cumprem “o limite estabelecido para a capacidade do Aeroporto Santos Dumont”.

Uma portaria assinada pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, no dia 10 deste mês, prevê a migração de voos do Santos Dumont para o Galeão. A medida entrará em vigor no dia 2 de janeiro de 2024.

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