Mesa Brasil Sesc comemora 20 anos de combate à fome e ao desperdício em Minas Gerais

Mesa Brasil: Entrega de cesta básica. Supermercados BH -Tarcisio de Paula.


O Programa é referência na área de Segurança Alimentar e Nutricional e conta com uma eficiente rede de solidariedade para recolher alimentos que seriam descartados e encaminhá-los para entidades sociais.

O Mesa Brasil Sesc completa 20 anos de atividades em Minas Gerais em 2023. Reconhecido como a maior rede de Banco de Alimentos da América Latina, ele foi criado pelo Sesc São Paulo, em 1994, e implantado em Minas no ano de 2003. Desde então, já distribuiu mais de 40 milhões de quilos de alimentos para entidades sociais que atendem à população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar no estado.

Por meio de uma rede solidária bem estruturada, que conta com mais de 700 parceiros, o Mesa Brasil atua para minimizar o desperdício, recolhendo alimentos com bom valor nutricional e ainda próprios para consumo que seriam descartados, e os distribuindo para entidades sociais cadastradas no Programa.

O Mesa Brasil também arrecada doações via PIX para aquisição e distribuição de alimentos não perecíveis, além de realizar ações educativas. Ao todo, mais de 3 milhões de mineiros já foram beneficiados nos últimos 20 anos.

Celebração

Para celebrar o 20º aniversário do Mesa Brasil em Minas, um evento será realizado no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, na terça-feira, dia 22 de agosto. O encontro reunirá parceiros doadores do Programa, como redes de supermercados, indústria alimentícia, produtores rurais e centrais de abastecimento, além das entidades sociais atendidas pelo Mesa Brasil e os voluntários que ajudam na operacionalização das ações.

Ainda estarão presentes o presidente do Sistema Fecomércio MG, Nadim Donato; diretores do Sesc em Minas; representantes do Departamento Nacional e outras Regionais do Sesc; e demais parceiros do Programa.

Concurso gastronômico

Também em comemoração aos 20 anos do Mesa Brasil, alunos do Senac em Minas dos cursos Superior em Gastronomia, Técnico em Nutrição e Cozinheiro participaram do Concurso Cozinha Consciente, promovido pelo Mesa Brasil para a criação de receitas, no qual as próprias entidades sociais cadastradas no Programa executaram os pratos.

A proposta estimulou os estudantes a usarem conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nos cursos para desenvolverem receitas que promovam o aproveitamento integral dos alimentos e tenham um baixo custo de produção. As receitas ganhadoras serão anunciadas no evento no Sesc Palladium e destacadas em um livro comemorativo do Mesa Brasil.

Mais sobre o Mesa Brasil Sesc

Segundo o relatório anual “Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI)”, publicado em julho de 2023 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), houve agravamento nos indicadores de fome e insegurança alimentar no Brasil no último ano.

Em 2022, de acordo com o levantamento, 70,3 milhões de brasileiros se encontravam em condição de insegurança alimentar em nível moderado ou grave. Ao todo, 21,1 milhões de pessoas estavam em situação de fome no país, sendo 1,7 milhão deles em Minas Gerais.

Diante desse contexto, reforçamos a importância do trabalho desenvolvido pelo Mesa Brasil Sesc na construção de uma extensa rede de solidariedade que há 20 anos desenvolve estratégias para minimizar os impactos da fome no estado.

Atualmente, o Mesa Brasil conta com quatro unidades fixas e dedicadas ao Programa que atendem as macrorregiões Central, Norte de Minas, Zona da Mata e Triângulo Mineiro, e contam com frota própria e equipe profissional muito qualificada. Em 2023, será inaugurada uma nova unidade fixa, no Vale do Jequitinhonha e Mucuri, possibilitando o atendimento de mais entidades sociais.

Colabore com o Mesa

Para que essa história continue, a rede de solidariedade que compõe o Mesa Brasil precisa ser constantemente ampliada e incentivada. Qualquer pessoa, seja física ou jurídica, pode doar para o Mesa Brasil.

Para apoiar as entidades sociais cadastradas, o Mesa Brasil recebe alimentos, itens de higiene e limpeza, além de doações em dinheiro que são revertidas em alimentos. As doações podem ocorrer diretamente em uma unidade do Mesa Brasil ou, dependendo do quantitativo, a frota própria do Programa faz o recolhimento.

Saiba mais aqui:  https://mesabrasil.sescmg.com.br/

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

Artigo Anterior

Lula chega à África do Sul para 15ª Cúpula do Brics

Relacionados