Trajetória de força e empoderamento: entenda a importância da mulher negra na política



É fundamental que a sociedade e as instituições políticas trabalhem garantir uma maior representação e inclusão das mulheres negras na política

O papel da mulher negra na política é de extrema importância e tem sido historicamente marcado por desafios e lutas. As mulheres negras enfrentam uma interseção de opressões de gênero, raça e classe social, o que torna suas experiências políticas e sociais únicas e complexas. De acordo com o IBGE, há apenas 2% de mulheres negras no Congresso Nacional.

Ao longo da história, as mulheres negras têm sido fundamentais na luta por justiça social, igualdade e direitos civis. Muitas vezes, foram líderes em movimentos importantes, mas suas contribuições foram subestimadas ou esquecidas. Na política, as mulheres negras têm trabalhado para romper barreiras e ampliar a representação e o debate democrático.

Conceição Arruda, a vereadora mais votada da história de Sabará conta que enfrentou inúmeros desafios no início de sua carreira política. “Ser mulher e mulher negra foi uma das primeiras barreiras. Era visível a diferença de tratamento e a dificuldade de encontrar um partido que quisesse me receber. Além disso a situação financeira foi um grande desafio, pois eu não tinha recursos próprios e também não recebi investimento por parte do partido ou doadores, ou seja, fazer campanha sem dinheiro é muito difícil e eu sempre entendi que não deveria me endividar para tal e assim fiz as campanhas com o mínimo de dinheiro, muitas vezes sem material”, afirma.

Apesar das dificuldades, a vereadora comenta sobre os momentos-chave que impulsionaram a  sua trajetória de sucesso. “Um deles foi quando muitas pessoas me paravam e falavam sobre como eu as ajudei em algum momento da vida e o quanto para elas seria importante que eu estivesse na política, fazendo o mesmo para toda a população. O outro foi quando entrei para o meu curso de graduação e pude ampliar meus conhecimentos”, destaca.

A importância da representatividade das mulheres negras na política e em outras áreas para a sociedade

Quanto mais mulheres estiverem em espaços de liderança ou que na prática são ocupados somente por homens, mais poderão impactar outras mulheres a se inspirarem e buscarem ocupar esses espaços. “Além disso, temos lugar de fala e sensibilidade para criar projetos e ações que podem melhorar a qualidade de vida, segurança e saúde de muitas mulheres”, ressalta Conceição.

Valorizar e apoiar a participação das mulheres negras na política é essencial para criar sociedades mais justas e igualitárias, onde todas as vozes são ouvidas e todas as pessoas têm a oportunidade de participar plenamente do processo político.

Fonte Conceição Arruda, vereadora mais votada da história de Sabará. Bacharel em Gestão Pública, atuou na área da saúde por mais de 30 anos. @conceicaoarruda

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Cultura regulamenta ações afirmativas na Lei Paulo Gustavo 

Artigo Anterior

Lugar de Mulher é onde ela quiser!

Relacionados