Santa Tereza completa 123 anos com uma grande festa para todos



Crédito: Breno Pataro.

Show e corrida fazem parte da programação

O bairro mais boêmio de BH vai completar 123 anos. É também um dos bairros mais querido e tradicional da capital. E para comemorar essa nova idade haverá uma festança pelas ruas e praças do bairro. Praça de alimentação com comidas típicas mineiras, fogo de chão, festival de cervejas artesanais, drinks, cachaças, doces e quitandas, sanduíches e uma corrida de rua fazem parte de toda a programação. Festa para todas as idades e pets. O evento será dias 7 e 8 de outubro.

Estamos falando de um dos lugares onde perduram algumas tradições e onde aflora cultura em amplitude, a boemia dos bares e restaurantes, como o Bolão e o Bar do Seu Orlando, entre tantos outros; e os encontros marcantes “marcados” de fazer arte, como o Clube da Esquina, Skank e Sepultura e os diversos ateliês de cerâmica, artes plásticas, artesanato e grupos de teatro e de música. É um lugar onde as pessoas ainda conservam o hábito de dar bom dia, boa noite e oferecer ajuda, quando alguém está em apuros e até mesmo se sentar no banco da praça ou na porta da rua e trocar um dedo de prosa. Por falar em praça, as cinco existentes no bairro Santa Tereza são pontos de encontro dos moradores e visitantes. Carinhosamente chamado Santé, quase uma referência ao seu pulsar de “mineiridade”, que corta a “compridez” das palavras, é um bairro que ultrapassa fronteiras por meio de seus moradores, suas praças e manifestações. Apesar do bairro Santa Tereza estar em Belo Horizonte, é um lugar de Minas, do Brasil e do Mundo.

Programação do evento:

Sábado – 7 de outubro

8h00 – 1ª Corrida do Aniversario de Santa Tereza ( 5 KM )

10h –  Exposição dos Carros  antigos (Rua Adamina frente ao Bolão e ponto de Taxi)

10h30 – Apresentação dos personagens Mickey e Minnie

11h – show de bandas dos alunos Fá Bemol escola de música

14h – Grupo de Dança – Apoio Social Solidariedade do GASS

15h – Show com Paulinho Oliveira

18h – Show dos Amigos do Clube da Esquina (homenagem)

20h00 – Show Banda Urbana 2 (Legião Urbana Cover)

Domingo – 8 de outubro

10h –  Exposição de carros antigos (Rua Adamina em frente Bolão)

10h30 – Show com Mickey e sua turma

11h00-   Culto ecumênico com Padre Célio Xavier e Pastor Romildo

12h00 –  Solenidade entrega dos Diplomas aos moradores pela Associação dos Amigos do Bairro Santa Tereza

13h30 – Apresentação do Coral União de Cegos de Santa Tereza

14h  – Apresentação do Mestre de capoeira MUSEU

15h – Show  Ernani Borges

17hs 19h  – Show Zelia Estrella e Banda Aurora

A Corrida

No sábado, dia 07/10, terá a Corrida comemorativa, de 5 KM. A organização do evento esta com uma expectativa grande já que será a 1ª corrida do bairro e feliz em poder fazer este evento.

As inscrições já podem ser feitas pelo Sympla e os kits começam a ser entregues no dia 05 de outubro. A corrida terá largada na rua Mármore e será para maiores de 18 anos.

Horário: 8h às 10h

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/1-corrida-do-aniversario-de-santa-tereza-bh-mg/2170102

Largada: Rua Mármore, 41

História do bairro segundo o Santa Tereza Tem:

 

O bairro Santa Tereza teve sua ocupação iniciada pelos imigrantes, principalmente italianos, portugueses e espanhóis que vieram trabalhar na construção da nova capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Inclusive muitos dos moradores são descendentes desses imigrantes, pois uma das características de seus habitantes é continuar vivendo no local. Ainda é possível encontrar imóveis do início do século XX, que guardam suas características arquitetônicas, como por exemplo o prédio do cinema e do bar Bolão.

Localização: Região Leste de Belo Horizonte. Como uma ilha, o bairro Santa Tereza está rodeado pelas avenidas Silviano Brandão, Contorno e Andradas, importantes vias de tráfego de veículos. Tem como vizinhos os bairros Sagrada Família, Horto, Pompéia, Santa Efigênia e Floresta e a 15 minutos do centro da cidade. Para chegar: De carro: Vir pelas Avenidas do Contorno, Andradas ou pela Silviano Brandão, que são bem-sinalizadas. Transporte público: Metrô: descer na Estação Santa Tereza. Atenção para o horário de funcionamento, até às 23h. Ônibus: Duas linhas cortam o bairro: 9103 – Santa Tereza/Santo Antônio e 9210 – Santa Tereza/Prado.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Dia Mundial Contra a Raiva traz alerta sobre importância da vacinação

Artigo Anterior

Manaus decreta emergência por causa da seca que afeta o Rio Negro

Relacionados