Romance escrito na pandemia destaca relações de amor durante o período de isolamento social



Livro marca a estreia do advogado e professor da UFF Ronald Eucário Villela como escritor

Com mais de 50 anos dedicados à atuação no ramo do Direito, o advogado, defensor público e professor da Universidade Federal Fluminense Ronald Eucário Villela dá os primeiros passos em sua trajetória como escritor. Abrindo mão dos assuntos restritos ao ambiente jurídico, o autor que é natural de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, apostou em um romance em que destaca as relações de amor, mesmo diante de uma idade avançada e em tempos de pandemia. Villela teve como inspiração o período de isolamento social pela Covid-19.

Em Amores nos tempos do Covid (Autografia), o professor, que conquistou em setembro de 2022 o título de Cidadão Niteroiense, descreve uma relação de afeto entre Paulo – um homem viúvo que acaba de completar 70 anos – e uma mulher que conheceu na academia. O local foi fechado por conta das restrições impostas pelo isolamento social. Na trama, vivendo conflitos familiares envolvendo os filhos, o protagonista da história revela como enfrentar esses momentos de forma madura e mantendo, acima de tudo, o sentimento.

“Escrevi essa obra durante a pandemia. Como todos, fiquei perplexo com o isolamento e resolvi dar um sentido melhor a esse recolhimento, me afastando da advocacia, que já não me satisfazia e procurando novos caminhos. Acredito que mesmo numa idade já avançada ser possível viver intensamente, ainda que durante uma pandemia, curtindo amor e relações intensas familiares”, explica o autor.

Foi um amigo quem sugeriu que Ronald Villela investisse na produção. Para ele, o processo foi prazeroso e os personagens foram surgindo naturalmente ao longo dos dois anos em que esteve escrevendo.

“Comecei sem ter feito uma sinopse e, por isso, fui criando os personagens no decorrer da história. Me inspirei em muitas memórias passadas e em fatos que seriam ‘atuais’ e remetem ao amor. O amor é vida e esta é a razão pela qual o realço tanto. Tem passagens minhas e muita imaginação também. Daí é que vem a necessidade de me tirar do primeiro plano, dar asas à criatividade e vida ao Paulo, o nosso protagonista”, pontua.

Sobre o autor

Ronald Eucário Villela é defensor público e professor aposentado da Universidade Federal Fluminense. É também advogado militante ex-presidente da Ordem dos Advogados – subseção Niterói.

Ao se deparar com o isolamento da pandemia, resolve escrever um romance para ocupar o seu tempo. A advocacia já não lhe é suficiente. Começa escrevendo sobre suas memórias, no bairro em que vive, desde menino, e do qual nunca se afastou.

Sob grande inspiração, depois, cria o personagem principal do romance, o Paulo Roberto, afastando-o de sua imagem; na história, há ainda outros personagens, entre os quais seus três filhos. O romance, a recordação, e a intensidade das relações são a tônica do livro.

Resumo da obra

Paulo é um homem recém-entrado nos 70 anos, viúvo, que, no início da pandemia, vai a sua academia de ginástica e a encontra fechada, sendo informado que a aula se fará on-line. Ele lamenta, sobretudo, porque havia conhecido uma mulher na academia e se encantara. Chegando em casa, foi fazer a aula na varanda. Ao começar, verifica que em um apartamento atrás do seu prédio uma mulher fazia os mesmos movimentos de ginástica. Ele a reconhece como a mesma pela qual havia se interessado. Eles se cumprimentam e, assim, o romance se desenrola, durante a pandemia.

Intercalado por relações familiares intensas, uma delas pelo fato de seu filho Cláudio namorar uma mulher que, anteriormente, fora sua namorada e que lhe causara grande incômodo pelo ciúme que ela sentia. Com o desconhecimento do filho sobre a situação e a angústia do pai com a situação, ele decide contar e a trama familiar se desenrola em acontecimentos inusitados.

SERVIÇO

Amores nos tempos do Covid
Ronald Eucário Villela
522 páginas
Formato: 15,5 x 23
R$ 70,00

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Primeiro avião de resgate parte de Tel Aviv trazendo 211 brasileiros

Artigo Anterior

Haddad defende demarcações como forma de preservar a Amazônia

Relacionados