Saiba como funciona a tecnologia de rádio frequência para identificar e rastrear animais de pequeno e grande porte



A tecnologia tem ajudado e facilitado o dia a dia das pessoas. Empresas, indústrias, comércios têm utilizado cada vez mais as soluções tecnológicas disponíveis, com o intuito de oferecer mais segurança aos seus empreendimentos. Além de proteção aos empreendimentos, a tecnologia também é utilizada para oferecer mais segurança aos animais, sejam eles de pequeno ou grande porte. 

Uma dessas soluções é a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification, identificação por rádio frequência), que pode ser utilizada na identificação de animais. O RFID é uma tecnologia que permite a identificação e rastreamento de objetos, animais ou pessoas por meio do uso de sinais de rádio.

 O RFID é amplamente utilizado em diversas áreas, como na indústria, no comércio, na saúde, na logística, no transporte e na segurança. Ele oferece inúmeras vantagens em relação a outros sistemas de identificação, como a capacidade de identificar à distância objetos em movimento, a leitura remota das etiquetas e a possibilidade de armazenar uma grande quantidade de informações.

 “A identificação por RFID de animais existe tanto para pets (animais de estimação) quanto para animais de criação, como leiteiros e de corte. Existem diferentes tags (etiquetas) RFID para cada tipo de animal, com opção de fixação subcutânea (com injeção da tag sob o couro do animal), além de brincos, coleiras e outros tipos de substratos”, explica Renato da Silva Pereira, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Veolink, empresa do Grupo Graber.

Uso de tags 

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Veolink informa que existem tags passivas e ativas. As tags passivas são aquelas sem bateria, cuja vida útil é de 10 anos ou mais, já as tags ativas possuem baterias com duração variável. As tags ativas geralmente são mais utilizadas em casos em que a distância de identificação deve ser maior.

“Algumas tags especializadas são utilizadas para rastreamento de animais silvestres, inclusive aqueles ameaçados de extinção”.

 A implementação de um sistema RFID requer investimento em infraestrutura e treinamento de pessoal. “A Veolink possui equipe técnica, presença nacional e parcerias com as melhores marcas do mercado, para poder ofertar soluções integradas para a segurança de empresas, veículos, pessoas e animais”, complementa Renato.

 Saiba mais sobre o sistema RFID: 

 Etiquetas:  

  As etiquetas RFID são pequenos dispositivos eletrônicos que contêm um chip de memória e uma antena, e são fixados em objetos que precisam ser rastreados. 

 Leitores:  

 Os leitores são dispositivos que emitem um sinal de rádio e capturam as informações contidas nas etiquetas RFID quando elas se entrelaçam em seu alcance. 

 Software:  

 O software de gerenciamento é responsável por armazenar e processar as informações coletadas pelos leitores.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Lula faz apelo em defesa de crianças palestinas e israelenses

Artigo Anterior

Ministro CGU debate em Paris o combate ao suborno transnacional

Relacionados