“Sobre Vivências”, do Grupo Trama, é um convite para a sala de ensaio

Grupo Trama – Arquivo Pessoal.


Cenas curtas poderão ser vistas nos dias 7 e 8 de outubro, no Espaço Trama; ingressos no Sympla

Nos dias 7 e 8 de outubro, às 19h, no Espaço Trama (rua Antônio Augusto, 150, Nossa Senhora de Fátima), em Contagem, na região metropolitana de BH, o Grupo Trama voltará a encenar “Sobre Vivências”, trabalho inédito que estreou em setembro e que foi aclamado pelo público. Em cena, Shirley Rodriguez, Marco Túlio Zerlotini e Carlos Henrique entrelaçam três cenas curtas, que trazem à tona o universo teatral e os desafios enfrentados pelos artistas brasileiros. Os ingressos custam R$ 20 e estão disponíveis no Sympla (compre aqui).

“Sobre Vivências”, que nasceu após uma imersão artística de Shirley, Carlos e Marco com a bailarina e coreógrafa Dudude, com a atriz e cantora Lira Ribas e com o escritor e dramaturgo Francisco Falabella Rocha, coloca o público dentro de uma sala de ensaio, onde é possível ver os erros e os acertos de uma companhia teatral. As três cenas curtas que integram a montagem, a propósito, expõem as dores, as alegrias, as angústias e os desafios pessoais de cada integrante do Grupo Trama. “É como se a gente estivesse ensaiando um espetáculo com a presença da plateia. A gente questiona a gente mesmo em vários momentos, e o público acompanha tudo. E estar em cena, desenvolvendo uma pesquisa como essa, é gratificante”, afirma Shirley Rodrigues, que, em uma das cenas, interpreta uma mulher que tenta engravidar.

Com bom humor, deboche e críticas sociais, “Sobre Vivências”, em certo momento, coloca três deuses gregos em um intenso debate sobre como salvar a humanidade com a ajuda do teatro. Ao mesmo tempo em que é irônico, o momento provoca a reflexão no espectador. “Esse trabalho surgiu em meio as pesquisas da residência artística, que teve a duração de quatro meses e que renovou a nossa presença cênica. ‘Sobre Vivências’ é fruto do nosso reencontro com o espaço cênico”, garante Carlos Henrique, um dos fundadores do Grupo Trama de Teatro.

A residência artística, que deu origem à montagem “Sobre Vivências”, apresentada pela primeira vez nos dias 22 e 23 de setembro, com entrada franca, em Contagem, é uma das ações de manutenção do Grupo Trama de Teatro, que foi aprovado no Fundo Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Contagem. “O importante, neste momento, é dividir com o público o resultado de tudo o que vivemos, afinal, este momento é o de colher os frutos do que viemos plantando desde junho de 2023”, salienta Marco Túlio Zerlotini.

CONHEÇA O TRAMA
Fundado em 1998, em Belo Horizonte, o Grupo Trama de Teatro migrou para Contagem, na região metropolitana da capital mineira, há exatos 12 anos. No currículo, a companhia tem célebres espetáculos, como “Abracadalivro” (1998), “O Homem da Cabeça de Papelão” (20012), “Tabu” (2003) e “Os Três Patéticos” (2006). Além de ser o realizador do Trama Festival: Teatro em Contagem, o Grupo Trama é ponto de cultura no município e também um dos pilares do fortalecimento da produção teatral na cidade.

SERVIÇO
“Sobre Vivências” – Grupo Trama de Teatro
Quando? 7 e 8 de outubro, às 19h
Onde? Espaço Trama (rua Antônio Augusto, 150, Nossa Senhora de Fátima), em Contagem
Valor? R$ 20 (ingressos no Sympla)
Mais informações: https://www.instagram.com/tramadeteatro/

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Sesc Geek Experience reúne atrações do mundo nerd em mais uma edição no Sesc Palladium

Artigo Anterior

Grupo interministerial vai propor sistema de cotas para o Mais Médicos

Relacionados