Veja onde consultar local de votação para conselhos tutelares




Logo Agência Brasil

Os locais de votação para as eleições de conselheiro tutelar, neste domingo (1°), não são todos iguais aos das eleições gerais. A Justiça Eleitoral, que apoia este pleito em todo o país, justifica que as seções eleitorais foram agrupadas pelo fato de o número de eleitores ser menor, na comparação com o das eleições gerais. A votação começou às 8h e terminará às 17h.

Antes de seguir para uma zona eleitoral, o eleitor deve consultar onde votará, no site da prefeitura, responsável pelo edital que regulamenta a eleição para conselheiros tutelares naquele município, em 2023, ou no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado onde vota habitualmente. Para facilitar, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania publicou os links dos 27 TREs de todas as unidades da federação.

Notícias relacionadas:

No Distrito Federal, por exemplo, os eleitores podem fazer a pesquisa no edital da eleição e no site da Secretaria de Justiça (Sejus), digitando as informações de número do título de eleitor. O site da Sejus apresenta instabilidade. Caso o cidadão não saiba o número do documento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o site onde a informação poderá ser confirmada. Basta digitar o nome, número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o nome da mãe do eleitor.

Conselheiros tutelares

Os conselheiros tutelares são responsáveis por garantir a preservação dos direitos e bem-estar das crianças e dos adolescentes. Eles são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial.

O voto é facultativo, mas, governo federal tem destacado a importância da escolha. “O conselheiro e a conselheira tutelar vão ter um papel fundamental, essencial, na garantia e na promoção dos direitos das crianças e adolescentes de nosso Brasil. E, por isso, é imperativo que nós possamos votar com responsabilidade”, aponta o ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida.

A votação para os representantes dos conselhos tutelares está sendo realizada, pela primeira vez, com empréstimo de urnas eletrônicas pelo TSE, em todo o território nacional.

Além da busca pelo local de votação, o eleitor pode pesquisar no site da prefeitura de sua cidade os nomes dos candidatos da região onde é eleitor.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Dia Internacional do Café: grão costa-riquenho conquista turistas

Artigo Anterior

Eleição para conselhos tutelares será aprimorada, afirma ministro

Relacionados