8º CBGD & ExpoGD 2023 receberá Fóruns Hidrogênio, Energy Storage Brasil e MLE de forma simultânea em novembro

Expectativa é que mais de 10 mil pessoas passem pela Expominas BH durante os dois dias de evento, bem como assuntos pertinentes envolvendo a geração distribuída, armazenamento de energia, hidrogênio e o mercado livre de energia sejam debatidos.
Minas Gerais vai receber 8º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída em novembro - Foto: Divulgação
Minas Gerais vai receber 8º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída em novembro – Foto: Divulgação


A 8ª edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD) e da Feira Brasileira de Geração Distribuída (ExpoGD) em 2023 já tem data para acontecer. Os eventos estão confirmados para os dias 16 e 17 de novembro, na Expominas BH, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Conhecidos pelo setor de geração distribuída no Brasil como os principais eventos voltados à área, eles trarão algumas novidades notáveis este ano. Além do Congresso e da Feira, os eventos incluirão na programação o terceiro Fórum Internacional de Hidrogênio, o quarto Fórum Energy Storage Brasil e também o primeiro Fórum Brasileiro de Mercado Livre de Energia (MLE).

Essa decisão de combinar os eventos foi anunciada pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora do congresso, em junho. Vale lembrar ainda que o CBGD é promovido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

A escolha por Belo Horizonte como local, por sua vez, se baseia em uma estratégia externa para que a cidade se torne um centro de energias renováveis no país. Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, destaca que a decisão é estratégica, aproveitando a oportunidade de unir o foco nos setores de energias renováveis e hidrogênio com o evento do CBGD & Expo GD 2023, que é um dos principais exemplos de evento renovável na cidade. Assim, a ideia é fortalecer parcerias nos setores necessários para o desenvolvimento do hidrogênio no Brasil.

“Vamos à decisão de fazer a terceira edição do Fórum Hidrogênio, a quarta edição do

Energy Storage Brasil e o primeiro MLE na cidade de Belo Horizonte junto ao CBGD & EXPOGD 2023 numa questão simples e estratégica’’, afirma;

‘’Quando se trata de mais esse foco, é do que se pode ser obtido se tratando do maior exemplo de evento de renováveis acontecendo na cidade de Belo Horizonte nos dias 16 e

17 de novembro. Além de um cenário e setor que com certeza serão os principais parceiros, que o mercado de energias renováveis precisa para poder se desenvolver no Brasil” pontua Fraga.

Potencial da Região Sudeste para a produção de energia limpa

Atualmente, o setor GD brasileiro atingiu a marca de 24 MW de potência instalada em todo o país, sendo a região sudeste responsável por grande parte da produção.

Segundo o Sistema SIGA, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por exemplo, os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo possuem hoje 7,9 MW de potência instalada juntos, sendo São Paulo o líder do ranking com 3,255MW. O estado mineiro, por sua vez, vem logo em seguida com 3,248MW.

Dessa forma, com todo o potencial de Minas Gerais para a produção limpa e renovável, a escolha de Belo Horizonte para sediar a 8ª edição do CBGD deve às oportunidades oferecidas pela cidade, não apenas em termos de logística, mas também em relação à produção de hidrogênio verde e soluções de armazenamento de energia elétrica, as quais também estão crescendo.

“Então, não somente por sua logística, não somente pela cerâmica que Belo Horizonte foi escolhida para sediar esse evento e mais tradicional e vai transformar a cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais na capital de energias renováveis da América Latina nos dias 16 e 17 de novembro. Esperamos que esse evento possa contribuir de forma efetiva, para o desenvolvimento do Brasil onde a sua excelência a possibilidade de estarem discutindo e engajados para que venha se concretizar e venha se tornar uma fonte de expressão dentro da matriz energética nacional” reforça Fraga.

A expectativa, portanto, é que essa união de eventos contribua para o crescimento da matriz energética renovável nacional, envolvendo não apenas a geração distribuída, mas também a produção de hidrogênio renovável e soluções de armazenamento de energia.

Infraestrutura e inscrição do CBGD 2023

Ao todo mais de 10 mil pessoas devem passar pelo congresso segundo a organização durante os dois dias a fim de movimentar o mercado de energia limpa do país.

Dessa forma, o evento, como um todo, contará com uma infraestrutura expandida em comparação aos anos anteriores, incluindo quatro auditórios dedicados a diferentes aspectos, como geração distribuída, hidrogênio renovável, armazenamento de energia e mercado livre de energia segundo o Grupo FRG Mídias & Eventos. Além disso, contará com patrocínios importantes como a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Vale pontuar que todos os eventos organizados pelo Grupo FRG Mídias & Eventos inclusive compensam as emissões de gases de efeito estufa e promovem a geração de energia limpa para neutralizar o CO2. Com o CBGD 2023, por sua vez, não será diferente.

Quem deseja participar dos eventos ainda têm chances de se inscrever através do site oficial pelo link: www.cbgd.com.br.

O 8º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída é realizado pela Grupo FRG com apoio de mídia do Por Dentro de Minas e Brasil Agora Online.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo
Inversor off-grid

Inversor off-grid: O que é?

Artigo Anterior

Papai Noel inaugura o Doce Natal do Shopping Del Rey neste sábado dia 04 de novembro

Relacionados