Educação recebe prêmio internacional por projeto que utiliza inteligência artificial em apoio ao aprendizado



Evento Google for Education Leader Series 2023, na Califórnia (EUA), apontou iniciativa entre as mais inovadoras da América Latina e Caribe

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) recebeu o prêmio de melhor pitch (termo conhecido no setor tecnológico, que significa apresentação curta e direta sobre um projeto ou uma empresa) no evento Google for Education Leader Series 2023 para a América Latina e Caribe.

A iniciativa, realizada de 30/10 a 1/11 na sede do Google, na Califórnia (EUA), reuniu líderes inovadores do setor público de vários países.

O projeto inovador que a SEE/MG apresentou no evento está em desenvolvimento por meio da nova ferramenta “Série de Exercícios” (Practice Sets) do Google e propõe o uso da inteligência artificial para apoiar a personalização do ensino.

Após as apresentações, a secretária-adjunta Geniana Faria recebeu troféu do Google em reconhecimento ao projeto entre as diversas experiências educacionais na América Latina e Caribe.

Representando a pasta, a secretária-adjunta de Estado de Educação, Geniana Faria, e a chefe de gabinete, Ana Costa Rego, participaram de palestras e workshops que antecipam uma visão sobre o futuro da educação, gerando ideias e discussões sobre a cooperação aliada à tecnologia com foco na melhoria da qualidade do ensino público.

Desenvolvimento

Para a secretária-adjunta Geniana Faria, mais que um troféu, o prêmio representa o protagonismo de Minas Gerais na descoberta e desenvolvimento de possibilidades que a tecnologia pode trazer para apoiar o ensino ao redor do mundo.

“O evento foi um momento de extrema importância para compartilhar experiências de sucesso nos países. Este prêmio destaca as ações do estado de Minas Gerais e a nossa preocupação em desenvolver experiências voltadas para o futuro da educação.”

Idealizadora do projeto, Geniana Faria conta que a iniciativa surgiu a partir da apresentação da ferramenta do Google, e se consolidou após diversos estudos e conversas com os colaboradores da empresa de tecnologia.

A previsão é a de que, a partir do ano início do ano letivo de 2024, o projeto comece a ser implementado na rede pública estadual de ensino.

Troca de experiências

O encontro foi uma oportunidade de conhecer e debater sobre os desafios e caminhos encontrados por representantes do Brasil e de vários países da região.

Também de conversar com os responsáveis pelo desenvolvimento de produtos do Google, que mostraram tudo o que a tecnologia pode oferecer para aprimorar o aprendizado, o ensino e a gestão, além de explorar diferentes experiências imersivas e culturais durante dias de reflexão e inovação.

A programação contou com diversas palestras, oficinas e debates sobre as Perspectivas Globais da Educação.

O evento também incluiu o Chrome Experience Center, um tour que permite aos participantes conhecerem programas e ferramentas tecnológicas capazes de transformar os processos de ensino e aprendizagem.

Além da comitiva mineira, participaram representantes dos estados do Acre, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Tocantins e do Distrito Federal, e dos países Chile, El Salvador, Jamaica, México e Santa Lúcia.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Censo 2022: número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu 57,4% em 12 anos

Artigo Anterior

Minas Gerais prorroga Campanha de Multivacinação

Relacionados