A produção de energia renovável, bem como projetos criados na área, foram bastante fomentados na última semana. A 8ª edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD), que aconteceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, demonstrou o potencial brasileiro para este tipo de geração, bem como reuniu diversos players do mercado, movimentando mais de R$500 milhões em negócios.
Os dados, por sua vez, foram divulgados pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora do congresso. Na ocasião, Tiago Fraga, CEO da empresa, pontuou que a 8ª edição foi construída com muitas novidades, principalmente para abranger mais negócios envolvendo as fontes renováveis, passando pela geração distribuída, a qual é a energia gerada pelo próprio consumidor até armazenamento da energia, a partir de novas tecnologias, a produção de hidrogênio renovável e também uma das novas formas de comercialização, como o mercado livre de energia.
Fraga reforça que a 8ª edição só demonstra o potencial que o mercado renovável de energia possui na América Latina, principalmente no Brasil.
“O evento foi construído lá em 2016, quando nós ainda estávamos iniciando no setor e de lá para cá essa trajetória bonita que foi construída, já somam mais de 20 eventos que fizemos nesses últimos sete anos, todos eles voltados para a energia renovável com um foco muito grande na energia solar fotovoltaica. Então realmente tem uma leve sensação de dever cumprido e também sabemos do nosso compromisso que temos de entregar para o setor e que com certeza mudou a vida de muita gente” ressalta Fraga.
O especialista comenta ainda que o setor continuará dando fruto, bem como tem muito a crescer no próximo ano. Os resultados obtidos durante o CBGD, por sua vez, se mostram como um dos propulsores desse crescimento.
“Se nós do Grupo FRG Mídias & Eventos estamos com um foco voltado para as energias renováveis e estamos conseguindo colher bons frutos, eu tenho certeza que com vocês não está sendo diferente e todos têm a sua história e trajetória. Acreditamos muito que vamos continuar dando fruto. Passamos por um ano, um tanto complicado por mudança de lei, por uma série de fatores que acabaram que mais negócios fossem feitos, empregos fossem gerados e é por isso que para compartilhar conhecimento, trazer informações relevantes vão ajudar vocês a prosperarem ainda mais nos seus negócios” explica Fraga.
Por fim, Fraga destaca que o ano de 2024 será ainda mais promissor para o setor renovável e o CBGD veio justamente para trazer esse conhecimento e atualizações que os empresários precisam.