O calor do verão e os cuidados com os pets

Crédito da foto: Luiz Sofal, médico veterinário | Arquivo Oncozoo.


As altas temperaturas do verão exigem que os donos estejam atentos à saúde dos animais nesta estação

Dias de sol, a maioria das pessoas de férias, pedem momentos de atividade ao ar livre com os pets. No entanto, os donos precisam estar atentos aos cuidados com seus animais na estação mais quente do ano. De acordo com o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, a expectativa é que o clima continue quente em 2024, assim como foi no ano passado. Por isso, ao fazer passeios no jardim, no parque, praça ou até mesmo ao ficar com o pet em casa, é importante que o bichinho seja mantido em um ambiente fresco, com sombra e com fartura de água.

Segundo o médico veterinário da Oncozoo, Luiz Sofal, esses cuidados são para evitar que o seu animal desenvolva um quadro de “hipertermia”. “A hipertermia é quando o ser tem uma elevação da temperatura, causada pela exposição ao sol e ao calor. Esses casos fazem o animal ter diarreia, salivação excessiva, tremores e, em casos extremos, até podem levar à morte”, explica.

Portanto, para curtir o verão com a companhia do seu bichinho, fique atento a estes cuidados:
– Troque o asfalto por grama. Prefira caminhar com seu animal em locais que estarão mais frescos.
– Banho e tosa frequentes. Nada como um banho para refrescar e a tosa para manter o pelo do seu pet sempre saudável, já que ele funciona como uma proteção natural e um isolante térmico.
Identifique com um veterinário se seu pet faz parte de algum grupo de risco. Isso irá te ajudar a entender melhor a necessidade do seu animal, seja ela por idade ou raça.
– Alimentos congelados. Se nós buscamos sempre alimentos gelados para refrescar, os pets também precisam disso, por isso, opte por alimentos saudáveis, de acordo com a instrução do veterinário do seu pet.
– Prefira sair nas horas mais frias do dia. Saia para passear com seu bichinho nas horas mais frescas do dia, como na parte da manhã ou no final da tarde.

O veterinário também ressalta a importância dos donos levarem o pet ao veterinário de confiança com frequência. “O profissional irá instruir sobre os melhores cuidados com seu animal, além de acompanhar a saúde do pet”, finaliza Luiz Sofal.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Allp Fit inaugura unidade com equipamentos de alta tecnologia

Artigo Anterior

Quatro anos de NanoSlim: técnica mantém a saúde capilar da mulher intacta

Relacionados