Dia 6 de fevereiro é o último de ensaio do bloco Havayanas Usadas



Havayanas Usadas – Foto Milena do Carmo.

Ensaio ocorre no Mister Rock e é um aquecimento para o cortejo, dia 12 de fevereiro 

O bloco Havayanas Usadas se reúne na Avenida dos Andradas, 3700, com o lema “Axé da Montanha”, no dia 12 de fevereiro. Para quem já quer entrar no clima do cortejo, o dia 6 fevereiro é o último dia de ensaio do bloco, no pré-carnaval Tagaragadá. No evento, Havayanas Usadas, É o Amô e Samba Queixinho se unem para aquecer os surdos e os tamborins para a folia. O encontro acontece no Mister Rock e as vendas já estão abertas.

O Tagaragadá é para o público ficar com o repertório na ponta da língua. O cortejo de 2024 do Havayanas irá mesclar, com liberdade para brincar, consagradas canções baianas e clássicos mineiros, entoadas pelo bloco nas grandiosas vozes de Heleno Augusto, Vi Coelho e artistas convidados. A folia promete diminuir as barreiras geográficas e trazer uma experimentação criativa para o bloco, explorando novidades rítmicas, lideradas pelos consagrados regentes e diretores Peu Cardoso e Rodrigo Magalhães (Boi).

“Axé da Montanha” parte da expressão, usada entre artistas de Belo Horizonte, que revela as trocas culturais entre Minas Gerais e Bahia. O tema chama atenção para a identidade única da música festiva da capital, reconhecendo suas origens, referências e toda a potência do ritmo baiano que levou até Michael Jackson e Spike Lee ao Pelourinho.

“Nesse enredo cheio de significados, o Havayanas Usadas convida a cidade para uma viagem no ‘Trem Elétrico’, promovendo um encontro entre o mar e suas profundidades, com a montanha e suas resistências, num trajeto guiado por Iemanjá e protegido pelo Sol”, comenta Di Souza, diretor artístico do bloco que tem público estimado de 300 mil pessoas neste ano.

A Bateria Chinelada, composta por 170 integrantes, ensaiou durante todo o 2023. “O Havayanas é, hoje, o bloco com o maior número de ensaios em BH. A Bateria Chinelada ensaia não só às vésperas do Carnaval, como na maioria dos blocos. Isso porque a gente acredita no poder da transformação musical, na potência que é o Carnaval, uma manifestação cultural que não se restringe apenas a uma data, mas que dura o ano inteiro”, comenta Heleno Augusto, vocalista e fundador do bloco.

Assim como a bateria, a Dança Chinelada, composta por 70 integrantes, também ensaia ao longo do ano, destacando nas coreografias toda a diversidade rítmica que atravessa o repertório da grande festa.

A cada ano, o Havayanas Usadas traz um tema diferente para seus desfiles. Em 2023, “Coração de Batuqueiro”, que inclusive dá nome à música autoral do grupo. Em 2020, o tema “Maria Bonita Mandou Te Chamar” homenageou a rica cultura nordestina e, no mesmo ano, o bloco lançou a música Mexe Mexe Nordeste. Já em 2019, o encontro proporcionou uma viagem pela América Latina com o tema “Soy Loco Por Tí, Carnaval”. E se em 2019 a viagem foi por terra, em 2018 foi pelas galáxias com o tema “Chineláctea”.

 

SOBRE O HAVAYANAS USADAS

O Havayanas Usadas nasceu em 2016 em uma iniciativa que buscava novas formas de experimentar o carnaval e ocupar os espaços da cidade. Atualmente é um dos maiores e mais conhecidos blocos de carnaval de rua de BH. O Havayanas carrega como essência a coletividade da festa feita pelas pessoas e para as pessoas, a pluralidade e a resistência da ocupação urbana, tendo a responsabilidade social e o respeito cultural como pilares.

Desde o primeiro desfile, em 2017, o Bloco conquistou um público que se encantou e se conectou com seus valores. Foram mais de 50 mil foliões no cortejo de estreia. Número que aumentou a cada ano, tendo alcançado a marca de 250 mil pessoas em 2023.

No repertório, a Bateria Chinelada, como se autointitulam, junto com a Dança Chinelada e a Banda no trio, trazem a força dos batuques e a energia do axé. Uma mistura de Minas com Bahia que expressa a mistura brasileira e que não deixa ninguém ficar parado.

Ao longo do ano, fora do carnaval, o Havayanas assume sua formação no palco com a Banda Chinelada. Entram em cena os sons dos surdos, repiques, caixas, congas, xequerê, agogô, teclado, guitarra e baixo. Tudo isso a cargo de Peu Cardoso, Laiza Lamara, Isabela Leite e Rafael Almeida (percussão), Rodrigo Boi (baixo e vocal), Táskia Ferraz (guitarra e voz), Gabruga (teclado), Vi Coelho e Heleno Augusto (voz) apresentando um show alegre e eletrizante, abastecido pelo que há de melhor na música Brasileira.

A banda já se apresentou em vários palcos pelo Brasil, passando por importantes praças como Cláudio, Contagem, Conceição do Mato Dentro, Araxá, Itabirito, Ouro Preto e Juiz de Fora e Belo Horizonte, sua cidade natal, onde construiu um público fiel e amante da brasilidade que o bloco carrega.

 

SERVIÇO 

Tagaragadá – Ensaio Geral

Havayanas Usadas + É o Amô + Samba Queixinho

Dia: 6 de fevereiro

Horário: 18h

Local: Mister Rock

Av. Tereza Cristina, 295 – Prado, Belo Horizonte – MG

 

Ingressos: Sympla


Havayanas Usadas – Cortejo 2024
Dia: 12 de fevereiro (segunda-feira)
Concentração: 8h
Cortejo: 10h às 14h
Local: Av. Andradas, 3700 – Pompéia – Belo Horizonte (MG)

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Carnaval e saúde bucal: principais cuidados para evitar doenças comuns nessa época

Artigo Anterior

Carnaval: cuidados com aluguel de casa por temporada

Relacionados