MUSEUS PAMPULHA INTEGRA PROGRAMAÇÃO DA PBH NO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO



Música no Baile – Crédito: Marcelo Sant’Anna.

Abril é considerado o Mês de Conscientização do Autismo e os equipamentos culturais da Pampulha criaram uma programação especial sobre o tema, que se desdobra em atrações educativas e culturais

 

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar, o projeto Museus Pampulha busca fortalecer as ações realizadas pelo Museu de Arte da Pampulha (MAP), o Museu Casa Kubitschek (MCK) e a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. Todas as atrações são gratuitas e a  programação completa pode ser acessada no site do projeto.

 

Em celebração ao Mês de Conscientização do Autismo, os Educativos do Museu de Arte da Pampulha e do Museu Casa Kubitschek recebem, pelo projeto Ateliê Pampulha, o Instituto de Habilidades de Crianças Autistas (IHCA), equipe voluntária multiprofissional de pedagogos, psicólogos e terapeutas, que propõe diversas atividades lúdicas e sensoriais, entre elas massinha de modelar e pinturas. O Ateliê Pampulha MAP e MCK – Edição especial: Mês de Conscientização do Autismo irá ocorrer no dia 13 de abril, às 10h, nos jardins do MCK para uma manhã de brincadeiras e piquenique. Para participar, basta se inscrever pelo e-mail [email protected].

 

A Casa do Baile também integra a programação. Em parceria com a Galeria Aut, acontece no dia 28 de abril, às 10h, mais uma edição do projeto Música no Baile, com o show “Ed Blue Angel e convidados”, uma apresentação musical de artistas autistas. A ação é uma ativação da exposição “Lugar Imaginado, Lugar Vivido: 80 anos da Casa do Baile”, com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli, em comemoração aos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha.

 

Encerramento de exposição

Abril é o último mês para conferir a exposição “Trama: processos educativos na Pampulha”, que está em cartaz no Museu Casa Kubitschek. A exposição conta com três módulos expositivos, cada um com um tema, sendo o mais recente deles “O lazer que mora em mim”. Para marcar a data, o Educativo do Museu Casa Kubitschek convida o público a uma visita mediada, no dia 13 de abril, às 15h.

 

A exposição apresenta o resultado do projeto Bordando Memórias, que envolve, desde 2017, mais de cem mulheres, entre elas bordadeiras, pesquisadoras, educadoras e artistas. A mostra apresenta o olhar artístico e sensível das bordadeiras sobre temas importantes relacionados à Pampulha e inclui a reelaboração da paisagem cultural da região, a recriação da delicadeza dos pássaros da Pampulha e a leitura das  vivências de lazer das participantes do Bordando Memórias.

 

MAP em Movimento 60+

A ação educativa “MAP em Movimento” promove sua versão 60+, com uma visita mediada pela equipe do Educativo do Museu de Arte da Pampulha ao Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI) da cidade de Belo Horizonte no dia  23 de abril, às 14h. Para participar, basta se inscrever pelo e-mail [email protected].

 

O objetivo da visita mediada é apresentar o acervo, contextualizar o Museu de Arte da Pampulha e o próprio território no qual estão inseridos. Além disso, os educadores irão realizar oficinas criativas que versam a respeito das linguagens artísticas presentes no acervo de arte moderna e contemporânea do MAP, promovendo a sensibilização do olhar, por meio do contato com a arte e com a vivência de uma experiência artística.

Endereços:

Museu Casa Kubitschek – Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 – Pampulha

Museu de Arte da Pampulha – Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585 – Pampulha

Casa do Baile – Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Show internacional: Magic!, dona do hit "Rude", chega a BH pela primeira vez

Artigo Anterior

É possível engravidar tendo ciclos menstruais irregulares?

Relacionados