Psicóloga e orientadora parental alerta: 1 em cada 5 mulheres sofrem com algum transtorno mental após a maternidade



Larissa Chaves destaca questões relevantes sobre a saúde mental materna

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 20% das mulheres enfrentam transtornos que envolvem a saúde mental em virtude da maternidade. Tendo em vista essa realidade preocupante, a psicóloga e orientadora parental, Larissa Chaves, tem dedicado sua carreira a entender e mitigar os desafios enfrentados por mães de primeira viagem, e até mesmo experientes.

Sua abordagem, centrada na educação com afeto e respeito – que deu origem ao curso Cultiv, destinado a pais e educadores sobre parentalidade positiva -, visa  promover um ambiente saudável para as crianças, sem deixar de lado o cuidado direcionado ao bem-estar das mães.

“Nossa sociedade espera que as mulheres se ajustem naturalmente ao papel de mães, mas a realidade é muito mais complexa e desafiadora,” explica a especialista.



Mãe de três meninas – a mais velha com 7 anos e gêmeas de 2 anos – a psicóloga, que tem mais de uma década de experiência, conta como foi sentir na pele o  desafio dessa responsabilidade.

“Meu esposo estava ao meu lado em muitas tarefas, mas a sensação era de que a obrigação era minha. No dia a dia dos atendimentos, eu escutava o mesmo discurso das mulheres que atendia, tanto das que trabalhavam fora de casa, quanto daquelas que trabalhavam no cuidado doméstico”, relembra.

Assim, percebendo que o maternalismo é um problema que ultrapassa o individual, tornando-se uma questão social, Larissa sentiu a necessidade de discutir e enfrentar esses desafios em um contexto mais amplo. Dessa forma, ela segue focada nessa missão, não só durante as sessões na clínica e orientações parentais, mas também em seus cursos e palestras.

“Em 2016, quando fui mãe pela primeira vez, entendi, na prática, os desafios da maternidade: sobrecarga, falta de rede de apoio, solidão e cobranças. Sem dúvidas, essa experiência me levou a ter um olhar mais profundo para o tema, e especialmente para as mães. Tem sido uma missão igualmente enriquecedora e gratificante”, termina Chaves.



Se deseja saber mais sobre a abordagem da psicóloga e orientadora parental Larissa Chaves, acesse:
https://www.instagram.com/psicologalarissachaves/
https://larissachaves.com.br/

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Congelamento de óvulos é opção cada vez mais procurada por mulheres que desejam adiar a maternidade

Artigo Anterior

De Harvard a Londres: A jornada global de Nayara Mourat, a taróloga brasileira que conquistou o mundo

Relacionados