Com reconhecimento nacional e internacional o jovem músico brasileiro tem conquistado prêmios e notoriedade entre renomados compositores de trilhas sonoras de Hollywood
Richard Wang, um prodígio musical nascido em Munique, Alemanha, e que passou a maior parte da sua infância e adolescência no Brasil, tornou-se uma figura proeminente na cena musical brasileira e internacional, destacando-se como compositor, arranjador, maestro e multi-instrumentista. Em 2022, integrou à equipe da Bleeding Fingers (Sony Music Publishing LLC), uma empresa de produção de trilhas sonoras duas vezes ganhadora do Emmy e indicada ao BAFTA, co-fundada pelo maior e mais influente compositor de cinema da atualidade, Hans Zimmer.
Desde então, Wang solidificou sua reputação como um talento em ascensão, colaborando em projetos de grande escala, como “Prehistoric Planet” 2a temporada, “Planet Earth III“, que conta com Dan Smith da Bastille nos vocais, no single “Take Me Back Home” de Camila Cabello, para a série da BBC “Frozen Planet II“, além de compor para uma variedade de programas de TV aclamados.
“Eu cheguei na Bleeding Fingers através do chefe do departamento de Screen Scoring (Film Scoring na época) – da Berklee College of Music, o Sean McMahon. Ele me recomendou para trabalhar com a Kara Talve (compositora do Simpsons atualmente), mas por motivos pessoais na época, ela não pode me contratar. Apesar disso ela gostou muito do meu trabalho e alguns meses depois me recomendou ao compositor Anže Rozman (Beckham, Prehistoric Planet, etc.) que foi meu primeiro chefe na BF. Após alguns meses trabalhando para ele, a empresa (BF) gostou do meu trabalho e quis me colocar numa posição de mais destaque, que seria no time do Jacob Shea (Planet Earth II, III), já que essa posição não estava disponível no time do Anže. O Anže próprio defendeu que eu fosse para o time do Jacob como sinal de reconhecimento do meu trabalho”, conta Wang.
Na ocasião, enquanto trabalhava com Jacob Shea, o compositor mais experiente da empresa e vencedor de 4 prêmios BMI (cerimônia anual de prêmios concebidos a compositores em vários gêneros), Wang foi promovido a compositor júnior da Bleeding Fingers. Ele também compôs músicas para uma variedade de programas de TV, como Mountain Men (temporada 12) e Welcome to Plathville (temporada 5), assim como para a Extreme Music e KPM Music (sob o pseudônimo de Tarnow Robinson), que reúnem uma série de faixas, algumas das quais foram tocadas no rádio nos Estados Unidos.
Mas para chegar onde está, o brasileiro percorreu uma longa jornada, obtendo muitos reconhecimentos ao longo do caminho.
“Ter sido escolhido para fazer parte desse grupo seleto de compositores e trabalhar com a BF me deixou muito honrado e bastante surpreendido pela oportunidade. Mas sei também que esse resultado é fruto de um longo processo, de muito estudo e de muitos sacrifícios”, destaca Richard Wang.
Jornada Musical
Sua paixão pela música e sua habilidade excepcional foram evidentes, desde criança. Aos cinco anos, começou formação musical com aulas de piano e violino, logo adicionando o violão e a guitarra elétrica ao seu repertório, aos 12 anos.
Desde então, ele mergulhou de cabeça na música, tocando em várias bandas durante a adolescência e se apresentando em locais icônicos, incluindo o lendário Circo Voador no Rio de Janeiro.
Seu talento e dedicação o levaram a dar um passo importante em sua carreira ao se inscrever e ser aceito em uma prestigiada faculdade de música no Rio de Janeiro, a UNIRIO. Lá, estudou violão clássico com o renomado Nicolas de Souza Barros. Durante seu período de um ano e meio na faculdade, Richard não apenas aprimorou suas habilidades, mas também conquistou reconhecimento significativo.
Ganhando o primeiro prêmio em dois concursos de violão clássico, Richard demonstrou sua maestria musical. O primeiro, veio na competição regional do Rio de Janeiro, XIII Seleção de Novos Talentos AV Rio. Pouco depois, ele conquistou outro primeiro lugar na competição nacional Concurso Fred Schneiter, realizada na mesma cidade. O destaque desses prêmios foi sua apresentação no programa de TV nacional “Partituras”, transmitido em 2016 pela TV Brasil, EBC, como resultado de sua vitória no concurso AV Rio.
Além de sua habilidade no violão, Richard expandiu seus horizontes musicais ao colaborar em um projeto com o cineasta Sylvestre Campe. Ele contribuiu com composições para um episódio do documentário “Missão: Antártida”, exibido em um canal brasileiro de transmissão nacional, OFF.
Aos 19 anos, o jovem músico tomou uma decisão ousada: desejava se tornar um compositor. Essa escolha o levou a retornar ao piano como seu instrumento principal e a embarcar em uma jornada pela Europa. Morando em Viena, Áustria, e Munique, Alemanha, ele expandiu ainda mais seus horizontes musicais e colaborou com outro cineasta, Badri Skhirtladze. Sua trilha sonora para o curta-metragem “The Green Key” mostrou mais uma vez seu talento versátil e sua capacidade de se adaptar a diferentes estilos e projetos.
A música como profissão
Richard Wang tem conquistado reconhecimento desde seus dias de estudante na renomada Berklee College of Music. Sua jornada é marcada por uma série de realizações notáveis e encontros com alguns dos maiores nomes da indústria cinematográfica.
Ao ingressar na Berklee, Wang mergulhou em uma ampla gama de aulas, o que o levou a iniciar precocemente o Dual Major em Film Scoring/CWP (Escrita e Produção Contemporânea). Durante seu tempo na instituição, ele participou de eventos de Film Scoring e teve a oportunidade de conhecer pessoalmente renomados compositores como Pinar Toprak, Christopher Young, Ramin Djawadi, Harry Gregson Williams e Michael Giacchino.
Destacando-se em suas atividades acadêmicas, sua habilidade musical também foi demonstrada na composição da trilha sonora do curta-metragem “Joan In Love”, dirigido por Leilani Reyes.
Além de seu sucesso acadêmico, Wang deixou sua marca na indústria cinematográfica ao assinar a trilha do curta-metragem “The Binding of Itzik”, premiado em festivais, e atuar como arranjador no álbum de estreia de Dou Dou, intitulado “Monologue”. Sua contribuição como principal compositor no videogame “Illum”, lançado pela Private Void Studio, também não passou despercebida.
Dentre tantos reconhecimentos, o músico recebeu o Prêmio de Criatividade em Escrita Comercial pelo departamento CWP da Berklee, bem como a Bolsa Berklee Achievement. Sua jornada acadêmica culminou em uma formatura com as mais altas honras (Summa Cum Laude) em 2021.
No ano seguinte, em 2022, Wang foi escolhido, entre poucos, para organizar o concerto de formatura de sua turma, um feito que o destacou ainda mais. Ele não apenas organizou o evento, mas também regeu a peça “Harvey Two Face”, composta por James Newton Howard para o filme “O Cavaleiro das Trevas” (2008). Sua habilidade foi elogiada pelo próprio Howard, que destacou sua “ótima regência”.
Com um talento promissor, Richard Wang, segue moldando seu caminho na indústria, demonstrando talento excepcional, com sua paixão pela música e pelo cinema.
“Para o futuro quero integrar o meu estudo de regência à minha prática de compositor, e expandir os meus trabalhos em ambas as áreas; ou seja, fazer parte de mais produções de relevância tanto como compositor quanto regente, seja na área de música para filme ou na música de concerto,” conclui.