Fachada do novo projeto do ICBEU – Crédito Jô Vasconcellos/ ICBEU.
O Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) fundado em 1966 em Belo Horizonte e localizado na proeminente Rua da Bahia, em torno do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, faz parte da história cultural, educacional e arquitetônica da cidade. Projetado há mais de seis décadas pelo renomado arquiteto Sylvio Vasconcelos, o prédio foi tombado pela Fundação Municipal de Cultura por sua importância histórica e arquitetônica e estava de portas fechadas desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020.
Atualmente, o empresário Renato Werner foi nomeado presidente do Conselho Superior do ICBEU BH e desde então vem estruturando o projeto para restabelecer o antigo brilhantismo do local e trazer à vida um novo conceito de espaço cultural. “É um espaço extraordinário em Belo Horizonte e não podemos deixar morrer. A arquitetura, as salas de aula e o teatro são espaços que projetam e fomentam a cultura da cidade. Todos os espaços serão modernizados e estruturados para receber de portas abertas todos os belo-horizontinos”, comenta Renato.
O novo ICBEU será gerido em parceria com o Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS) e muito além de retomar todo o intercâmbio cultural entre Brasil e Estados Unidos em BH, o objetivo é também disseminar o know-how histórico do ICBEU para as escolas públicas de todo Estado de Minas Gerais, promovendo o letramento bilíngue e difundindo a cultura americana com o propósito de ensinar o inglês, capacitando os aprendizes a se comunicarem e compreenderem em qualquer parte do mundo, superando as barreiras tradicionais e abraçando a diversidade linguística e cultural.
O novo projeto foi concebido pela arquiteta Jô Vasconcellos, o investimento inicial para o resgate de toda infraestrutura será de R$10 milhões e as obras ficarão prontas em meados de 2025.
Grade Curricular
O método de ensino que será adotado promete ser inovador e promover uma imersão total na cultura americana. As aulas serão interativas e todas ministradas em inglês. O ambiente escolar remeterá a costumes e trejeitos estadunidenses, pensando em estimular o hábito e convivência, para que o aprendizado aconteça de forma natural. “É a oportunidade de aprender inglês com aquilo que faz sentido para você. Se você gosta de teatro, você vai aprender teatro em inglês e vai aprender inglês fazendo teatro, se a culinária é o que te atrai, você vai aprender a cozinhar e a falar inglês juntos. O ICBEU vai promover oportunidades de desenvolver a língua da maneira que fizer mais sentido para cada um, seja tecnologia, games, música ou o que for”, afirma o presidente do Instituto.
Com a parceria com o IBGS a metodologia consiste em incorporar o uso de ferramentas de novas tecnologias, que atraem não apenas os jovens familiarizados com esses recursos, mas também diversas faixas etárias, devido à sua diversidade e alta interatividade, proporcionando o letramento digital sem fronteiras.
O programa contará com recursos exclusivos, como óculos de realidade aumentada e óculos de realidade virtual, nos quais as pessoas têm a oportunidade de vivenciar experiências reais e interativas através da tecnologia, interagindo completamente em inglês em diversas partes do mundo. Também será adotada a tecnologia PenTop, uma caneta inteligente que atua como tutor pessoal para cada aluno, auxiliando na leitura de palavras e familiarizando-o com a pronúncia e a gramática corretas.
Espaço Gastronômico
Um dos espaços de destaque do novo ICBEU BH será a área gastronômica do prédio, que promoverá também uma imersão na culinária americana, com pratos típicos do país e design que remetem aos famosos restaurantes estadunidenses. Segundo Renato Werner, será como se fosse uma concept store com diversas opções de comida e abrigará também a biblioteca com obras de escritores norte-americanos e livros em inglês. “O cardápio também será dinâmico, com opções de pratos doces e salgados da culinária” comenta.
Teatro ICBEU
O Teatro ICBEU, desde a sua inauguração, foi uma referência cultural da cidade, recebendo diversas peças e apresentações. Porém, em outubro de 2013, por falta de reformas e atualizações, fechou as portas para qualquer atividade externa e passou a ser usada apenas no contexto acadêmico.
Mantendo os 245 lugares, o novo projeto quer trazer para a capital mineira uma opção a mais, com um conceito inovador, no qual telas de led irão cobrir três das quatro paredes do teatro. “Será o mais moderno, tecnológico e aconchegante teatro de Belo Horizonte”, enfatiza Renato.
O espaço estará aberto para receber todos os tipos de apresentações, desde música, dança, peças teatrais e até filmes cinematográficos. Será mais um local de imersão para os alunos do ICBEU, que também terão a oportunidade de vivenciar experiências em inglês através da cultura e do entretenimento.