13 de setembro: Dia Nacional da Cachaça

Minas Demais Caipirinha – Foto divulgação.


Conheça cinco dos melhores bares da cidade para tomar um coquetel nada óbvio feito com cachaça

No dia 13 de setembro, comemora-se o Dia Nacional da Cachaça, uma data que celebra a bebida mais autêntica do país. Também conhecida como pinga, cana ou aguardente, a bebida tem raízes no Brasil colonial, quando os escravizados começaram a destilar o caldo de cana-de-açúcar nas fazendas. Ao longo dos séculos, a cachaça se tornou um símbolo da cultura nacional, com milhares de rótulos espalhados pelo país, variando em sabor, envelhecimento e complexidade. Hoje, ela não é apenas parte da história, mas também um ingrediente essencial em drinks icônicos como a caipirinha, e em novas criações da coquetelaria brasileira.

“A cachaça é um símbolo cultural profundamente enraizado e reconhecido mundialmente, especialmente em Minas Gerais, onde sua história se entrelaça com a própria identidade local. No Garagem do Cab, trazemos a cachaça para o centro da nossa coquetelaria, tratando-a como um destilado de excelência, no mesmo nível de qualidade sensorial que encontramos nas melhores bebidas do mundo, sempre buscamos realçar as notas únicas que cada cachaça oferece, explorando suas características em diferentes preparos”, apresenta Alexandre Loureiro, mixologista do Cabernet Butiquim.

Belo Horizonte, com sua rica tradição de bares e botecos, é o local perfeito para os amantes da cachaça. Na capital mineira, é possível encontrar desde cachaças artesanais até drinks sofisticados que destacam esse espírito brasileiro. Separamos cinco lugares imperdíveis para você celebrar o Dia da Cachaça em grande estilo:

Seu Bias

Av. Bias Fortes, 161 – Lourdes
@seubias_
O Seu Bias, bar conhecido por sua inovação na coquetelaria, apresenta uma seleção exclusiva de drinks à base de cachaça, assinados pelo mixologista Vitor Moretti. Entre os destaques está o Portinari, feito com Cachaça Ypióca 5 Chaves, néctar de coco, maracujá, bitter de limão, licor Green Chartreuse, clara de ovo e cereja. A casa também tem uma carta especial de Caipirinhas Polêmicas: a Amazônia à Minas mistura cachaça do mês, gelo, limão galego, raspas de puxuri, perfume de cumaru e calda paraense, enquanto a Cerrado à Pará traz uma combinação de maracujá, manjericão, óleo de buriti, perfume de priprioca e açúcar.

Terraço Niê
R. Rio de Janeiro, 471 – 25 andar – Centro
@terraco.nie
Uma das mais novas atrações turísticas de BH, o Terraço Niê oferece uma vista panorâmica da cidade no topo do primeiro arranha-céu projetado por Oscar Niemeyer. Com um ambiente sofisticado e acolhedor, você pode experimentar drinks como o Rapsódia Brasileira, que mistura Cachaça Ouro, limão taiti, xarope de cumaru, suco de caju e espuma de rapadura. Outro destaque é o clássico Rabo de Galo, feito com Cachaça Ouro, vermute Martini e Cynar.

Cabernet Butiquim – Garagem do Cab
Rua Levindo Lopes, 22 – Savassi
@cabernetbutiquim
Para quem aprecia a cachaça tanto quanto vinhos e boa gastronomia, o Cabernet Butiquim é uma excelente escolha. Embora conhecido por sua vasta carta de vinhos, o local também oferece drinks criativos com cachaça, como o Feeling Good. Esse drink combina um blend sofisticado das cachaças Áurea Custódio, envelhecidas por 3 e 5 anos, com Aperol, Angostura Bitters, limão siciliano, açúcar demerara e ar de Aperol). Uma opção cítrica, refrescante e levemente amarga, inspirada no queridinho da galera atualmente, o Fitzgerald.

Minas Demais
Av. dos Bandeirantes, 1725 – loja 02 – Anchieta
@minas_demais
Com uma proposta que une a culinária mineira tradicional e contemporânea, o Minas Demais oferece pratos típicos como Frango com Quiabo e Tropeiro Mineiro, que podem ser acompanhados por doses de cachaças selecionadas pelo curador e chef Leandro Dornas . A casa oferece a Cachaça Primeira de Minas e a Mil Montes, além das caipirinhas clássicas de limão verde e de limão siciliano . O local é ideal para quem deseja vivenciar uma autêntica experiência mineira, harmonizando pratos típicos com as melhores cachaças da região.

Coco Bambu
@cocobambuoficial
No Coco Bambu, a caipirinha ganha um toque especial, sendo servida na tradicional quenga de coco, um símbolo da casa. Com uma grande variedade de sabores, há opções para todos os gostos, desde as versões clássicas até as mais exóticas. Entre os destaques estão a Caipi Frutas Vermelhas, que combina morango, blueberry e framboesa, a refrescante CaipiAbacaxi, e a cremosa CaipiCoco Frozen. Outros sabores populares incluem a CaipiLichia, CaipiKiwi, e a clássica Caipirinha de Limão. São variações criativas e deliciosas, ideais para quem deseja aproveitar a tradicional bebida brasileira com um toque diferenciado. Todas feitas com a Cachaça Coco Bambu, feita com receita exclusiva em Minas Gerais e presente nas mais de 80 unidades do grupo em todo o Brasil.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo
unnamed (33)

Dicas para economizar combustível no seu carro

Artigo Anterior

Santuário do Caraça: Braseiro acontece na próxima semana com 03 shows e 12 estações gastronômicas

Relacionados