Exploração de fosfato e potássio contribui para a redução da importação de fertilizantes
O grupo EDEM, sediado em Goiânia, quer aperfeiçoar o controle de qualidade e o valor agregado de suas atividades de mineração de fosfato e potássio em Mundo Novo e Montes Claros (GO) e em Bonito (MS). Fundamental para a produção de fertilizantes, esses minérios têm seu valor de mercado determinado pela composição química no material lavrado. Quanto maior a concentração desses elementos, mais valiosa é a produção da mineradora. A EDEM quer fazer o controle contínuo da qualidade do minério, da cava até a emissão da nota fiscal, otimizando todo o processo.
A empresa adquiriu o software Minerion, específico para mineração, que será usado na gestão de todas as atividades produtivas, administrativas, gerenciais e de controle de qualidade realizadas em suas minas. Uma das funcionalidades da solução Minerion é exatamente possibilitar o registro contínuo da composição química do material retirado da lavra, calculando com precisão o valor de cada lote de produção.
Crescimento do agronegócio
O investimento do grupo EDEM na produção de fosfato e potássio acompanha o crescimento do agronegócio brasileiro. Os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, área natural de escoamento da produção da empresa, representam mais de 30% do PIB agrícola do país. Em Montes Claros (GO), inclusive, o grupo EDEM começou a explorar recentemente uma jazida de potássio de alta concentração na forma de rocha, que não requer beneficiamento químico artificial e que é considerado um fertilizante natural.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), a mineração em Goiás voltou a crescer no primeiro trimestre de 2024. Goiás lidera a produção nacional de fosfato e níquel, e ocupa lugar de destaque na produção de calcário agrícola.
Software de mineração
O software Minerion escolhido pelo grupo EDEM é nacional. Desde seu nascimento, há 27 anos, é focado em soluções para a mineração. Com um aperfeiçoamento contínuo desde então, é hoje o mais completo sistema de gestão para mineradoras do mercado brasileiro, operando em mais de 300 minas no Brasil. “As mineradoras não conseguem o controle efetivo de produção, logística, segurança e qualidade de suas atividades com softwares generalistas, que exigem muitas adaptações para acomodar demandas específicas da mineração”, diz Ivan Pereira, CEO da Minerion. “Há mineradoras que não conseguem levantar seu custo real da produção, o que representa grande risco para esses negócios”, diz.
Já o sistema Minerion, segundo ele, oferece indicadores muito precisos de cada uma dessas etapas e dos processos da mineração. “Os gestores podem enxergar o que não conseguem ver hoje, agir com segurança no presente e prever futuras necessidades.”
SERVIÇO
Grupo EDEM investe em software de mineração para melhorar produtividade de suas minas em GO e MS
Mais informações: www.minerion.com.br