De menor aprendiz a engenheiro criador de tecnologias que zeraram os roubos e reduziram 95% dos acidentes em uma das maiores transportadoras do Brasil

Moisés Rosa


Moisés Rosa, especialista em automação e desenvolvimento de sistemas, transformou desafios cotidianos do transporte rodoviário em soluções tecnológicas que hoje salvam vidas e evitam prejuízos milionários.

Aos 14 anos, como menor aprendiz, Moisés Rosa monitorava câmeras de segurança em uma sala de controle da Budel Transportes, em Curitiba. Sete anos depois, ele liderava a criação de tecnologias que não só transformaram a operação da frota, como eliminaram completamente os casos de roubo e quase zeraram os acidentes causados por fadiga. Tudo isso sem sair da mesma empresa onde começou como menor aprendiz.

Formado em Mecânica Industrial pelo SENAI e com passagens por cursos de Análise de Sistemas, Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Controle e Automação, Moisés construiu sua trajetória conectando teoria e prática. Foi a vivência no dia a dia da operação que o levou a enxergar falhas operacionais que passavam despercebidas — e a usar a tecnologia como ferramenta para solucioná-las de forma definitiva.

A tecnologia como resposta à fadiga dos motoristas

Em 2019, com cinco anos de atuação no setor de rastreamento da Budel, Moisés percebeu um padrão nos acidentes registrados pela frota: muitos deles estavam ligados ao cansaço extremo dos motoristas. Ele decidiu desenvolver uma ferramenta baseada em visão computacional e machine learning, instalada na cabine dos caminhões, capaz de identificar sinais de fadiga em tempo real — como frequência de piscadas, bocejos e movimentações anormais da cabeça.

Ao detectar sonolência, o recurso gerava alertas automáticos para a central, que entrava em contato com o motorista. Se não houvesse resposta ou parada para descanso, o caminhão era bloqueado remotamente. A medida resultou em uma redução de 95% nos acidentes relacionados ao cansaço, especialmente em viagens longas e manobras de pátio.

“O que parecia um problema de comportamento individual era, na verdade, uma falha sistêmica. A solução precisava vir com inteligência e responsabilidade compartilhada, onde as câmeras através desse mesmo sistema de avaliar os comportamentos de cansaço e gerar um alerta, elas também pegavam a interação com o Celular. O motorista não podia dirigir e mexer no celular”, explica Moisés.

Jornada controlada por aplicativo: menos risco, mais eficiência

Comissionados por produtividade, muitos motoristas excediam os limites legais de direção. O risco era claro: além do aumento na chance de acidentes, havia o perigo de autuações e processos. Para resolver isso, Moisés desenvolveu uma funcionalidade dentro do aplicativo de bordo que monitora a jornada de trabalho em tempo real, exige pausas obrigatórias e assegura o cumprimento do período mínimo de descanso entre os turnos.

O motorista escolhia, no próprio app, a atividade que estava realizando — como dirigindo, em pausa ou dormindo — e recebia alertas visuais e sonoros sobre o tempo restante de jornada. Em caso de excesso, o veículo também podia ser bloqueado até que o repouso fosse cumprido.

Essa inovação não apenas elevou o nível de segurança, como garantiu conformidade com a legislação e reduziu o número de infrações trabalhistas.

Segurança contra roubo: a engenharia por trás da trava da quinta roda

Outro problema grave eram os roubos de caminhões — mais especificamente, do cavalo mecânico. Criminosos costumavam render o motorista, desengatar a carreta e fugir com a cabine, abandonando o condutor em locais remotos. Moisés então desenvolveu uma solução mecânica e eletrônica inédita, composta por uma trava hidráulica de alta resistência, operada remotamente.

Acionada por um comando via aplicativo, essa tecnologia só permite o desengate em situações previamente autorizadas e cadastradas no sistema de gestão da empresa. Mesmo em caso de corte de energia do caminhão, a trava permanece bloqueada, impedindo qualquer tentativa de liberação manual. Desde a implementação, não foi registrado nenhum novo roubo nos veículos equipados com esse recurso.

“A proposta era criar um bloqueio físico inteligente. Algo que não pudesse ser burlado nem com força bruta, nem com conhecimento técnico”, detalha o engenheiro.

Um projeto com impacto real e escala internacional

As inovações desenvolvidas por Moisés Rosa não ficaram restritas ao ambiente interno da Budel Transportes. Elas foram incorporadas a uma frota de mais de dois mil veículos, ajudando a remodelar os padrões de segurança e gestão na logística pesada. Em um setor onde a inovação muitas vezes esbarra na dificuldade de aplicação prática, ele demonstrou que é possível resolver problemas antigos com soluções criadas dentro da própria operação — com conhecimento técnico, visão de processo e execução precisa.

Moisés Rosa

Agora, com o foco na expansão internacional, Moisés quer levar suas tecnologias para outros mercados, como o dos Estados Unidos, que enfrentam desafios semelhantes em segurança e prevenção de perdas. Sua trajetória mostra que não basta conhecer a tecnologia: é preciso entender onde ela realmente faz diferença — como ele fez na Budel Transportes, com impacto direto em mais de dois mil veículos.

Por: Flávia Lopes

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