Programação no Cine Humberto Mauro reúne filmes que tensionam corpo, desejo e imagem no cinema de vanguarda
O Cineclube Comum, em parceria com o Instituto Cervantes, realiza no dia 5 de maio, às 19h30, mais uma sessão da mostra Visões táteis, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes. Em continuidade à proposta curatorial inspirada no pensamento sensorial do cineasta espanhol José Val del Omar, a programação reúne duas obras do cinema experimental internacional que investigam o corpo como matéria expressiva e campo de tensão entre desejo, espiritualidade e representação.
A sessão tem início com “Ló em Sodoma” (Lot in Sodom, EUA, 1933, 26 min), de James Sibley Watson e Melville Webber. O curta-metragem integra a primeira onda do cinema avant-garde estadunidense e propõe uma releitura da narrativa bíblica ao intensificar o erotismo latente na história. Por meio de sobreimpressões, metamorfoses visuais e uma montagem poética, o filme constrói uma coreografia trágica em que corpos se entrelaçam sob a tensão entre a lei divina e o desejo humano, destacando o corpo masculino como eixo de sua construção imagética.
Na sequência, será exibido “Lupe (Vida, Morte e Assunção de Lupe Vélez)” (Lupe: Life, Death and Assumption of Lupe Vélez, EUA/Porto Rico, 1966, 50 min), de José Rodríguez-Soltero. O filme propõe uma transmutação da figura da atriz mexicana em um campo de experimentação visual e performática. Interpretada por Mario Montez, a personagem surge como um corpo em trânsito entre identidade, paródia e invenção. A obra, vinculada ao contexto da vanguarda e da cultura queer underground dos anos 1960, constrói uma reflexão sobre imagem, fama e liberdade, ao mesmo tempo em que reconfigura a trajetória da atriz em uma constelação de gestos e aparições.
A sessão contará com comentários do pesquisador e crítico de cinema Victor Guimarães, ampliando o debate em torno das obras e de suas relações com o eixo conceitual da mostra.
Realizado no Cine Humberto Mauro, o Cineclube Comum integra a programação cultural do Palácio das Artes e mantém, em 2026, parceria com o Instituto Cervantes.
SERVIÇO
Cineclube Comum – Visões táteis
Data: 05 de maio
Horário: 19h30
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte
Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)
SOBRE O INSTITUTO CERVANTES
O Instituto Cervantes é uma instituição criada pela Espanha em 1991 para promover, ensinar o espanhol e difundir a cultura hispânica. A sede central está localizada em Madrid e em Alcalá de Henares, cidade natal de Miguel de Cervantes. Em Belo Horizonte, o Instituto desenvolve uma programação cultural permanente, em diálogo com museus, galerias, teatros, livrarias e instituições brasileiras, espanholas e latino-americanas, além de atuar na promoção do ensino da língua espanhola e na certificação oficial por meio do DELE e do SIELE.