Final de ano já chegou! Saiba quais hábitos criar para evitar riscos à saúde

0
1068

Comidas típicas já começam a fazer parte da rotina e falta de cuidados podem prejudicar a saúde; saiba o que fazer para emagrecer de forma saudável antes do verão

Nos mercados, as prateleiras já estão recheadas de comidas típicas do fim de ano. Enquanto isso, nos últimos três meses do ano, geralmente, se intensifica o consumo de doces e outros produtos comuns desse período. No entanto, é comum ouvir relatos também de pessoas que começam a fazer planos mirabolantes para emagrecer antes do verão. Essas duas combinações podem ocasionar diversos riscos para a saúde.

Bruno Sander, gastroenterologista e especialista em tratamentos contra a obesidade, comenta que, nessa época do ano, é muito comum se deparar com os dois extremos: pessoas que exageram nos alimentos inadequados e aqueles que optam por dietas “milagrosas” e pouco recomendadas para emagrecer. “O fato é que essas duas atitudes estão erradas. Nesse momento, é necessário pensar com cuidado em tais ações para evitar complicações mais graves”, diz.

Em relação a comida, Dr. Bruno orienta que o mais indicado é valorizar os hábitos saudáveis e criar uma rotina com cuidados redobrados. “Esse é o momento em que é comum ver tentações em todos os lugares, principalmente na hora das compras. Então, você pode seguir alguns passos para evitar isso”, acrescenta.

Confira as recomendações do especialista:

1 – Evite fazer compras com fome: sim, esse hábito pode induzir o indivíduo a comprar mais do que o necessário e, consequentemente, comer de forma exagerada ao chegar em casa.

2 – Equilibre a sua alimentação: não tem problema comer algum doce ou alimento mais calórico desde que seja de forma equilibrada e de vez em quando.

3 – Busque especialistas: o ideal é buscar um médico mesmo quando tudo parece bem. Afinal, eles podem fazer uma avaliação do seu estilo de vida e indicar a melhor forma para evitar os exageros e cuidar da saúde, sem correr o risco de agir de forma impulsiva.

Emagrecimento saudável para o verão

Já quando se trata de perder alguns quilos para elevar a autoestima, cuidar da saúde e se sentir bem no verão, Bruno destaca que a maior recomendação também trata-de se buscar especialistas do assunto e evitar as famosas “dietas milagrosas” indicadas em fonte desconhecidas ou por terceiros que não possuem conhecimento sobre o assunto.

“Muita gente costuma seguir aquilo que amigos ou familiares indicam como eficaz. Porém, é preciso lembrar que cada organismo reage de uma forma em determinadas situações. O metabolismo, o estilo de vida, experiências anteriores, dentre outros, são responsáveis pelos efeitos finais. Então, o que funciona para alguns, provavelmente será bem diferente para outros. Portanto, não hesite em buscar ajuda médica e especializada no assunto. Assim, eles irão indicar se uma dieta simples é suficiente ou se é necessário entrar com um tratamento mais profundo”, destaca.

Fonte: Bruno Queiroz Sander, médico cirurgião endoscopista, especialista em gastroenterologia e diretor do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (RQE: 14270/32354/41292).

Artigo anteriorDo lixo ao próprio negócio
Próximo artigoRetenção de líquido: como acabar com o inchaço no corpo?
Editor e fundador do Jornal Brasil Agora [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 __________________________________________________________________________ Diretor do 'Grupo Conteúdo' - Agência de Notícias | Publicidade & Marketing Digital. Siga o Instagram e leia outras matérias e artigos no perfil:@felipe_jesusjornalista. __________________________________________________________________________ Diretor Responsável do "F&J - Escritório de Assistência & Prevenção Jurídica". __________________________________________________________________________ Formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Relações Públicas (Universidade UIB/EUA), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade UNIP/SP), Bacharel em Direito (Universidade - UNIESP/FACSAL-BH/MG) e Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Univ. UEMC/Espanha). Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ____________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui