Banda Bistrô em única apresentação em BH

BISTRÔ – abril 2021 @marcoshermews.


A Banda Bistrô, já conhecida e aclamada pelo público, faz única apresentação em BH no próximo dia 03 de novembro, às 20h, no Teatro Pio XXII (R. Alvarenga Peixoto, 1679 – Santo Agostinho). Os ingressos já estão à venda pelo Sympla.

Há quase 10 anos os irmãos Wallace Laender, Peterson Carlos e Vinny Soares se juntaram ao amigo Leo Brito para um projeto caseiro de encontros gastronômicos regados à música, unindo os dois talentos do quarteto. Com a informalidade doméstica inicial, sem maiores pretensões, surgiu a banda Bistrô.

Dali, como consequência, o grupo começou a ser requisitado em outros eventos: festas universitárias, particulares e em cidades do interior. E assim se permitiram sonhar com uma carreira artística, que já se tornou profissional há tempos.

O nome da banda é, obviamente, uma alusão direta aos dotes culinários de Peterson e Leo, que são chefs de cozinha, numa carreira paralela.

Nos últimos 10 anos a banda vem construindo, com sucesso, sua trajetória. Foram vários registros fonográficos em álbuns e singles, apresentados ao público. No ano passado, a Bistrô lançou o EP Minha Preta, pela Sony Music.

O trabalho da banda é, na sua maioria, autoral, mas também fazem leituras próprias de alguns sucessos da MPB.

A música entrou na vida dos irmãos bem cedo, na igreja. Partiram para pequenos shows amadores, tocando cover, até o dia em que Wallace, o vocalista, anunciou ter composto uma canção. Foi o início da produção autoral da banda, que viu ali a ampliação de seus horizontes. Graças a esta primeira canção, surgiu mais uma – Te amando Calado – que estourou na internet e foi parar nos ouvidos de famosos da Rede Globo, que adoraram. O retorno tão positivo fez com que entendessem que podiam, sim, acreditar na banda, como profissão. A letra romântica na voz de Wallace e acompanhada por violão e violoncelo se transformou num clipe no YouTube. Depois foi incorporada ao recém lançado EP Minha Preta.

Um sucesso puxou outro e outro e outro. Em 2020, com o lançamento do EP Bistrô de Natal, veio a faixa Vida, também sucesso nas plataformas.

O EP Minha Preta reúne seis faixas, sendo cinco delas autorais. Menina dos olhos puxados, Hora de partir, Te amando calado, o single Vou te namorar, e a que dá título ao EP, além de uma versão para Tatuagem, de Chico Buarque, música importante na vida pessoal do vocalista e que dialoga bem com as autorais da banda. Nesta faixa, inclusive, a versão da Bistrô conta com a participação de Simone, esposa do Wallace.

Mesmo com grandes mestres da MPB como referência, o grupo busca não se ater a um gênero específico, pois adicionaram aos projetos muitos outros ingredientes, desde o pop rock até o pagode e o samba. Segundo o vocalista, sem bandeira nem panfletagem, mas pelo fato de sermos negros, tem também uma herança africana no nosso som, um suingue natural, que é nosso. O repertório da Bistrô traz um pouco de tudo, pois tem o objetivo de conversar com todas as tribos, mantendo a identidade.

Wallace é o principal compositor do grupo, mas seus irmãos também têm a verve lírica e melódica afiada. A faixa-título do EP Minha Preta é assinada pelos três. Todos os projetos da banda sempre foram pelo lado do coletivo e tudo passa pelo crivo dos quatro integrantes. Temos sintonia para compor, falamos do que nossa música carrega: ela é sonhadora, tem esperança, tem dor, tem sofrimento, mas também é alegre, aceita todo mundo.

Atualmente o grupo, contratado pela Sony, se permite ser ambicioso em relação ao que projeta para o futuro, da realização musical ao êxito financeiro e mercadológico, mas mantém o propósito primeiro: o de simplesmente mostrar sua música. Queremos um lugar na história da MPB, e para isso vamos lançar tudo o que a gente tem e considera que seja bom. Tem tantos artistas que passaram por nossa vida e nos deixaram tanta coisa com sua obra. São exemplos que ficam e embalam nossa história.

Este ano a banda encarou o desafio de enveredar-se pelo universo de Moraes Moreira e Luiz Galvão, dois grandes nomes da MPB. A homenagem é em forma de privilégio, pois o grupo está lançando uma música inédita da dupla: a canção Amigo Joel (única lançada após a morte de Moraes Moreira).

Honrados por sua versão ter agradado tanto, mostram nela o espírito baiano, que remete à alegria e dias de sol, sendo sempre carregada de boa energia e criatividade.

A Bistrô já tem um DVD, quatro clipes e seis álbuns lançados e é conhecida como aquela banda que canta sobre o amor. E é nessa vibe boa que o quarteto se apresenta no Teatro Pio XXII, em novembro.

Banda Bistrô

03 de novembro às 20 horas

Teatro Pio XXII (R. Alvarenga Peixoto, 1679 – Santo Agostinho)

Ingressos à venda pelo Sympla:

https://www.sympla.com.br/evento/bistro-ao-vivo/2165993

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

São Paulo recebe Fórum de Geração Centralizada no próximo mês

Artigo Anterior

Fundo do BNDES será fonte de recurso para internet em escolas públicas

Relacionados