O Livro dos Filtros, lançamento de Thomas Cerrini, propõe 365 frases de inspiração e ponderação sobre temas sensíveis

Thomas – Crédito: Leandro Torres.


Obra vai ser lançada em Belo Horizonte em 14 de outubro

“Tudo que tem amor, me move; para tudo que tem amor, eu me movo.” “Ser de verdade custa caro, mas vale o preço.” “Você é voz ou eco?” “Amar sozinho é não amar a si próprio.” “Filtre café e pessoas.”

Essas são algumas reflexões de O livro dos filtros (Editora Ascensão, 372 páginas), que o escritor Thomas Cerrini lança em Belo Horizonte no dia 14 de outubro, às 16h, no espaço Origem Atelier, no bairro Santa Efigênia. A obra, a segunda publicada pelo autor, traz uma coleção de 365 frases “de efeito”, cada uma delas enraizada em experiências e reflexões pessoais.

O livro dos filtros nasce a partir de um perfil no Instagram, o Filtro do Café, criado por Thomas Cerrini no início da pandemia, em 2020. No feed, milhares de fotos e vídeos com frases escritas em filtros de café – algumas poderosas, com significado profundo; outras engraçadas, que renderiam até memes.
Três anos e mais de 2 mil posts depois, o trabalho se transformou em uma jornada de autodescoberta e expressão artística. “Na troca com os leitores e seguidores, busco encorajá-los a mergulharem em suas próprias emoções e reflexões e a adotarem a expressão criativa por meio da escrita. Para mim, a escrita é um processo de produção de conhecimento, é libertação”, diz o escritor.

No livro, a proposta é que o leitor abra aleatoriamente uma página por dia e se deixe impactar e se inspirar pela mensagem, enquanto saboreia uma xícara de café. Como estudante e amante da Psicanálise, Cerrini também usa esta abordagem terapêutica como pano de fundo para os filtros. “O intuito é oferecer oportunidade de introspecção e ponderação sobre temas sensíveis, tais como autossabotagem, baixa autoestima e relacionamentos, uma ferramenta para a compreensão de si mesmo”, descreve.

Vale pontuar que, ao fazer a seleção das 365 frases, o escritor não priorizou apenas aquelas que tiveram maior repercussão no Instagram. “Alguns ‘filtros’ não alcançaram tanto engajamento, mas renderam comentários muito sensíveis. São pessoas que se sentiram apoiadas em um momento difícil, como o divórcio, ou inspiradas a tomar uma decisão importante”, revela. Ele também pediu ajuda dos seguidores na complicada tarefa de selecionar as frases.

Sobre Thomas Cerrini

Thomas Cerrini é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Com formação autodidata na escrita tem trilhado um caminho marcante na literatura contemporânea, desde 2018: o start para a profissão de escritor veio após ganhar reconhecimento em concursos literários. A partir de então, ele abandonou a carreira no Tribunal de Justiça de São Paulo e passou a trabalhar como escritor copywriting na internet, ao mesmo tempo em que se aprimorava na escrita de poemas, contos, crônicas – e, claro, frases.

Com o tempo, Thomas Cerrini sentiu o desejo de criar uma obra autoral, que culminou em seu primeiro livro, O chão que piso (Editora Trevo, 118 páginas), coletânea de poemas lançada em junho de 2020, um marco significativo em sua jornada literária. “Minha escrita tem um propósito de provocação, de fazer com que as pessoas saiam da passividade”, afirma ele, refletindo sobre a essência de sua obra.
Também já está no prelo o e-book de poemas Cafeína, que deve ser lançado ainda este ano. Thomas Cerrini ainda se dedica à criação de um romance, com raízes na psicanálise.

Serviço
O quê: lançamento de O livro dos filtros, do escritor Thomas Cerrini
Quando: 14 de outubro
Horário: 16h
Onde: Origem Atelier (Av. Brasil, 309 – Santa Efigênia, Belo Horizonte).
Mais informações: instagram.com/filtrodocafe

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Diagnóstico tardio da osteoporose em homens prejudica tratamento

Artigo Anterior

Enem 2023: conheça os temas das redações de edições anteriores

Relacionados