Reforma Tributária: oportunidades e benefícios para o setor empresarial



Saiba o que muda com a aprovação da nova legislação tributária

A recente aprovação da Reforma Tributária pela Câmara dos Deputados traz consigo mudanças significativas no sistema tributário brasileiro, com potenciais impactos para os negócios. A simplificação dos impostos e a redução da complexidade dos cálculos podem levar à redução dos preços de bens e serviços ou aumento de outros produtos. Além disso, a unificação dos impostos federais, como o IPI, PIS e Cofins, em uma única Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) pode trazer oportunidades para o crescimento empresarial.

Bianca Corsani, Gestora comercial do Grupo Exodus, explica que a Reforma Tributária impactará diretamente os negócios. “Haverá expressivos aumentos na carga de alguns setores, como de serviços, agronegócio, transporte aéreo, etc. Isso pode impactar a rentabilidade de atividades e/ou o preço relativo de bens e serviços, levando a uma tendência de aumento dos preços em geral”, afirma. Além disso, a coexistência de dois sistemas distintos, com obrigações acessórias próprias, por anos, aumentará a complexidade e o custo de conformidade dos contribuintes.

Com a simplificação dos impostos, vai ficar mais viável  a interpretação e aplicação das normas, tornando-as mais homogêneas. “A reforma busca observar a capacidade contributiva, mantendo a carga tributária global, mas redistribuindo os tributos setorialmente. A organização da economia será feita conforme a vocação dos negócios e não por aspectos tributários. Haverá mais transparência sobre a carga tributária para os consumidores”, completa a Gestora.

Mas existem algumas desvantagens em relação à aprovação da reforma como o aumento da carga tributária setorial e dos preços relativos, impactando a rentabilidade de atividades e/ou o preço relativo de bens e serviços. “Complexidade na transição dos regimes, com a coexistência de dois sistemas distintos por anos, aumentando a complexidade e o custo de conformidade. Além de insegurança acerca da política e da viabilidade real de ressarcimento de créditos acumulados de tributos extintos”, enfatiza Bianca.

Principais mudanças da Reforma Tributária 

A reforma tributária tem como objetivo unificar os principais tributos sobre o consumo. Os 5 principais tributos incidentes sobre o consumo (PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS) serão unificados em apenas 3: CBS, IBS e IS. Também será introduzido o IVA Dual, composto pela CBS (tributo federal) e pelo IBS (tributo estadual/municipal).

A incidência será ampla, abrangendo todas as atividades econômicas com bens e serviços, tangíveis ou intangíveis, incluindo importação e economia digital. Não haverá incidência sobre exportação.

Fonte: Bianca Corsani – Gestora comercial do Grupo Exodus

Foto: Reprodução | Internet

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo
Explore a magia dos carnavais brasileiros: PlinkoX e PlinkoXY levam a celebração cultural para o mundo virtual com experiências únicas - Foto: Divulgação

Explore a magia dos carnavais brasileiros: PlinkoX e PlinkoXY levam a celebração cultural para o mundo virtual com experiências únicas

Artigo Anterior
Nataly Moraes

Nataly Moraes: A Trajetória Brilhante de uma Polivalente Artista Brasileira

Relacionados