A odontologia do futuro será psicanalítica?
Sentar na cadeira do dentista costuma ser sinônimo de desconforto para muitas pessoas. Além do procedimento em si, medos e traumas acumulados ao longo da vida interferem na experiência do paciente. Pensando nisso, algumas abordagens buscam humanizar o atendimento odontológico incorporando técnicas e visões oriundas da psicanálise.
É o caso do cirurgião-dentista e psicanalista Dr. Fábio Audi. Com 30 anos de profissão e especializado em Dentistica e Odontologia Estética, ele percebeu que os dentes não podiam ser tratados isoladamente. Era preciso olhar o paciente como um todo, incluindo suas emoções e questões psicológicas.
“Muitas vezes, o medo que a pessoa sente ao ir ao dentista vem de traumas e inseguranças não resolvidos. Quando conseguimos identificar e trabalhar essas questões por meio da psicanálise, o tratamento flui muito melhor”, explica Dr. Audi.
Natural de Atibaia, interior de São Paulo, ele se interessou em estudar os processos inconscientes que afetam a saúde bucal e o sucesso dos procedimentos odontológicos. Viu na psicanálise uma poderosa aliada para entender essas relações.
“Não adianta apenas tratar a boca, é preciso tratar o paciente por completo, com uma visão integrada entre mente e corpo. A saúde bucal também é afetada pelo emocional”, diz o dentista.
Além de atender em consultório, Dr. Audi se dedica a compartilhar suas descobertas ministrando cursos e palestras para outros dentistas interessados em humanizar os tratamentos. Ele já passou por instituições como a Faculdade de Odontologia da USP e o Centro de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Humano da Unesp.
Na relação dentista e paciente com autismo, é muito importante preparar a psique do dentista para auxiliá-lo na interação com o universo diversificado do autismo, facilitando a formação de vínculo, para que o tratamento dentário seja satisfatório.
“Quero mostrar que é possível ter uma abordagem mais acolhedora, estabelecendo vínculos com os pacientes e entendendo suas reais necessidades”, afirma. “A psicanálise pode revelar aspectos profundos que fazem toda a diferença no tratamento”.
Um dos próximos passos na carreira de Dr. Audi é o lançamento de um livro reunindo suas experiências e técnicas ao unir psicanálise e odontologia pelos últimos 30 anos. A obra “O Dentista do Dr. Freud” deve chegar às livrarias em breve.
“A ideia é mostrar como essa visão psicanalítica pode transformar a experiência dos pacientes no consultório odontológico, trazendo mais acolhimento e tranquilidade”, antecipa o autor.
Quem quiser acompanhar mais sobre esse trabalho pioneiro pode seguir o Dr. Fábio Audi no Instagram @dentistadofreud. Lá, ele compartilha casos reais de como a psicanálise tem o poder de transformar positivamente os tratamentos dentários, promovendo saúde bucal integral.
Saiba mais sobre esse trabalho inovador através das redes sociais:
E-mail: [email protected]
Site: https://www.audicaredental.com/
Instagram @audicaredental e @dentistadofreud