Dia Nacional do Farmacêutico: conheça o mercado e a área de atuação desse profissional

Pharmacist filling prescription in pharmacy drugstore


Com mais de 70 frentes de atuação, a profissão está em crescimento e oferece ótimos salários; profissionais da área também desempenham importantes funções no combate a pandemias

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Farmacêutico. Pertencente a área da saúde, a profissão vem crescendo cada vez mais. Segundo pesquisa da Educa Insights e divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a graduação em Farmácia está entre os seis dos 15 cursos mais buscados pelos estudantes.

Para o coordenador do curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras, Klauber Menezes Penaforte, a pandemia trouxe mais visibilidade aos cursos e profissionais da saúde. “É notório que os profissionais dessa área foram muito solicitados nesse período de pandemia. Praticamente todas as classes foram convocadas para assumir a linha de frente no combate ao sars-cov”. O docente ressalta que os farmacêuticos ganharam um destaque considerável nesse momento. “São profissionais que têm um papel fundamental em relação a orientação da população. Principalmente sobre a prevenção da doença, identificação dos sintomas e o combate à fake news. Tivemos divulgação de informações que não condizem com a realidade e o profissional da saúde também deve combater essas informações falsas”, defende Klauber.

O coordenador destaca que esses profissionais atuam em diferentes frentes no combate à pandemia. “Eles participam diretamente do diagnóstico da doença realizando testes e notificações de casos sintomáticos. Temos ainda os farmacêuticos que atuam em indústrias e pesquisas, atuando diretamente no desenvolvimento de vacinas e estudo de fármacos. Contamos também com farmacêuticos que trabalham junto a Anvisa, farmacêutico hospitalar e o farmacêutico clínico. Junto com outros profissionais da saúde, os farmacêuticos têm um papel fundamental na pandemia”.

O professor chama atenção para o papel de responsabilidade social que o farmacêutico possui. “Ele tem um importante papel no controle de transmissão de doenças e de atenção às necessidades da população, sempre promovendo o uso racional de medicamentos. E atuando em conjunto com uma equipe multidisciplinar, são responsáveis por adotar práticas seguras de dispensação de medicamentos e otimização da farmacoterapia visando garantir a segurança, saúde, qualidade de vida e efetividade do tratamento do paciente”, explica o profissional da saúde.

Dados da IQVIA, multinacional americana que audita o setor, apontam que o mercado farmacêutico registrou crescimento médio mensal de 15,4% no Brasil. E sobre as oportunidades de carreira, Klauber conta que elas são amplas e diversas, uma vez que a profissão permite atuar em mais de 70 atividades farmacêuticas. “São várias áreas e segmentos da saúde que o farmacêutico pode atuar. Ele pode trabalhar em hospitais, farmácias, clínicas, laboratórios de análises, farmácia de manipulação, homeopatia, trabalhar no desenvolvimento de fármacos e partir para a docência. É um leque muito grande de atuação. O profissional dessa área pode trabalhar em oncologia ou ainda se habilitar em vacinas”, conclui Klauber. Os salários de um profissional da farmácia vão de R$ 2.700,00 a R$ 15 mil, dependendo da especialização, tempo de carreira, área de atuação, entre outros fatores.

Sobre a Faculdade Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.

Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site da Faculdade Pitágoras e o Blog Pitágoras.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site da Kroton.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Edital de privatização da Codesa será publicado amanhã

Artigo Anterior

Conab: Programa Modernização do Mercado Hortigranjeiro tem 1º boletim

Relacionados