São Paulo: o mundo todo cabe dentro de uma cidade

Cidade São Paulo


Marcelo Henrique

[email protected]

 

A nossa metrópole completa hoje 469 anos e guarda dentro de si a universalidade única que a difere das demais grandes cidades ao redor do mundo. Em São Paulo, o mundo todo está representado em seus bairros e ruas temáticas, nesta terra de oportunidades e vocacionada para o trabalho. A comunidade judaica, que vive no Higienópolis e trabalha no Bom Retiro, divide espaço com a comunidade oriental que dá as luzes e cores do bairro da Liberdade. Na rua Teodoro Sampaio, os melhores instrumentos musicais do país estão na parte da rua mais próxima da Schaumann – coração dos Pinheiros –, enquanto os móveis especiais dominam a parte superior, que encerra na Dr. Arnaldo, já nas Cínicas. Tudo isso sem falar na comunidade italiana que mora no Brás e estabelece suas deliciosas cantinas na Bela Vista, carinhosamente chamada de Bixiga.

Uma cidade para todos os tipos e gostos, tem a inclusão e a receptividade como suas grandes características, até mesmo em homenagem ao seu padroeiro. O dia 25 de janeiro representa a festa da conversão de Saulo de Tarso, segundo grande pilar da Igreja e grande responsável pela propagação dos valores cristãos para o mundo. São Paulo, seja a cidade ou o santo, tem em comum a capacidade de dialogar com todas as culturas e a difusão das mesmas, sempre com excelência. A “locomotiva da nação” apenas não sabe parar. À qualquer hora do dia, os grandes escritórios de advocacia, bancos, corretoras e outras operações empresariais estarão online e devidamente prontos para agir. Uma gigante que não envelhece, apenas se aperfeiçoa.

Neste aniversário, o que mais espero é que se tornem visíveis os verdadeiros desafios que nossa metrópole encontra. À parte da construção civil pujante, do comercio atrativo e da prestação impecável de serviços, há uma São Paulo que pede socorro na grande maioria das ruas da pauliceia, principalmente nos bairros periféricos, onde ainda se sofrem as amargas consequências da exclusão social. Em um dia que todos aplaudem, comemoram e comem o famoso Bolo do Bixiga, o grande sonho é que a metrópole do Brasil consiga abrigar e alimentar todos os seus filhos, naturais ou adotivos.

Parabéns, São Paulo! Parabéns a todos nós que lhe fazemos ser, simplesmente, a nossa São Paulo!

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Justiça condena três ex-delegados a pagar indenização por tortura

Artigo Anterior

No Uruguai, Lula defende acordo entre China e Mercosul

Relacionados