7 hábitos importantes para um estilo de vida mais sustentável

sustentável
7 hábitos importantes para um estilo de vida mais sustentável


Os recursos naturais não são eternos. Muito pelo contrário, diversos podem ser facilmente esgotados. Porém, somos quase oito bilhões de pessoas no mundo e se cada uma adotar 7 hábitos importantes para ter um estilo de vida mais sustentável, ainda há tempo de fazer a diferença pelo meio ambiente. Quer ver?

7 passos para ter um estilo de vida mais sustentável

As mudanças climáticas e as consequências do esgotamento dos recursos naturais já estão sendo sentidas por esta geração. Há muito o que ser feito para garantir a qualidade de vida e a preservação ambiental e isso pode começar por pequenas ações diárias.

A seguir, confira a lista que criamos com alguns hábitos importantes para ter um estilo de vida mais sustentável:

  1. Não desperdice água
  2. Use meios de transporte mais verdes
  3. Pratique o slow fashion
  4. Pratique consumo consciente
  5. Respeite os animais
  6. Reutilize e recicle
  7. Reduza o uso de plástico

1. Não desperdice água

Esta primeira dica pode até estar um pouco batida, mas ela continua essencial. Afinal, aumentar o compromisso com o planeta é, também, reduzir a demanda por recursos naturais.

Você sabia que apenas 1% da água do planeta está disponível para consumo? E essa porcentagem tende a diminuir cada vez mais, devido ao consumo desenfreado no mundo. Por isso, reduza o tempo no banho, feche a torneira enquanto escova os dentes e evite o uso da mangueira na hora de limpar a calçada.

Se cada ser humano do planeta conseguir economizar 1 litro de água por dia, serão quase 8 bilhões de litros poupados. Já imaginou o poder que cada um tem em suas mãos?

2. Use meios de transporte mais verdes

A emissão de gás carbônico de veículos, além de destruir a camada de ozônio, também é grande responsável pela redução da qualidade de vida das pessoas e dos animais. Quem escolhe andar de bicicleta, patinetes ou até mesmo usar o transporte coletivo pode gerar a reduzir meia tonelada de gás carbônico por ano.

Além disso, esses meios de transporte alternativos, que demandam esforço físico, podem ser grandes aliados de um um maior bem-estar físico. Bacana, né?

3. Pratique o slow fashion

Somente no Brasil, de acordo com o Sebrae, a produção de lixo têxtil é de 170 toneladas por ano. Recentemente, a indústria da moda foi responsável por cerca de 2,1 bilhões de toneladas de gases do efeito estufa — ou seja, 4% da emissão global.

Dá para perceber a inegável urgência em mudar a forma de adquirir roupas. É dessa necessidade que surgiu o slow fashion. Esse movimento da moda envolve uma série de benefícios à sociedade como um todo e é uma opção importante quando se fala em consumo consciente.

Em contraponto à fast fashion, que promove um tempo de vida curto às peças e a produção em massa, o slow fashion preza pelo consumo e produção ecológica.

Inclusive, uma das bandeiras do slow fashion é a aquisição de peças de segunda mão que ainda estejam em boas condições de utilização.  Portanto, se possível, faça do brechó o seu melhor amigo e ajude o meio ambiente.

4. Pratique consumo consciente

Na mesma pegada, o consumo consciente é essencial em todos os aspectos do dia a dia. Escolher adquirir verduras orgânicas, por exemplo, é um bom começo para reduzir a quantidade de agrotóxicos despejados no meio ambiente. E no final a sua saúde ainda pode se beneficiar dessa escolha, viu?

Isso vale para tudo o que se compra. Escolher empresas que promovem a sustentabilidade, que realizem ações de compensação ambiental ou que escolham métodos de produção menos danosos à natureza é uma boa pedida.

5. Respeite os animais

Procure saber se os produtos que você consome prejudicam os animais ao fazê-lo, como realização de testes nos bichinhos, por exemplo.

Um  relatório do Instituto de Recursos Mundiais (WRI) mostrou que as pessoas devem reduzir em 40% o consumo de carne para evitar uma catástrofe climática. Isso porque os gases produzidos na pecuária podem poluir até 21 vezes mais do que o gás carbônico.

Mas não precisa cortar tudo do dia pra noite. Comece escolhendo um dia por semana para não consumir produtos de origem animal. Já vai fazer muita diferença.

6. Reutilize e recicle

Um estudo da Associação Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) apontou um dado alarmante. O Brasil produz mais de 240 mil toneladas de lixo por dia. Deste total, 45% poderia ser reciclado, mas só 2% de fato recebem a destinação correta.

Por falar em gases poluentes, outro grande vilão é justamente descartar o lixo de qualquer forma e em qualquer lugar. Reciclar, fazer compostagem e descartar os resíduos de forma correta é um bom começo para ajudar o planeta.

7. Reduza o uso de plástico

Quando se fala em ilha, normalmente vem uma imagem paradisíaca à mente, certo? Não quando se trata de uma ilha de resíduos plásticos que flutua no oceano Pacífico e já tem 1,6 milhões de km².

Já passou da hora de reduzir o consumo de plástico, que tanto tem prejudicado a fauna e a flora, principalmente dos oceanos. Veja algumas dicas:

  • Evite consumir plásticos de consumo único, como canudos, por exemplo
  • Leve sua caneca para o trabalho
  • Leve uma sacola de tecido ou caixas de papelão quando for ao supermercado
  • Coloque o plástico na destinação correta
  • Conscientize as pessoas a seu redor a fazerem o mesmo

Como você conferiu aqui, estes são hábitos importantes para ter um estilo de vida mais sustentável. A verdade é que o planeta já está pedindo socorro e está passando da hora de cuidar dele. Você topa fazer a diferença?

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Ciro Gomes defende “padrão chinês” para reverter desindustrialização

Artigo Anterior

TSE autoriza registro de candidatura de Simone Tebet à Presidência

Relacionados