A operadora implantou um sistema de telemedicina para ajudar na orientação para controle da propagação do COVID-19
A Vitallis, operadora de planos de saúde, diante do quadro de pandemia que se instalou no Brasil e no mundo, tendo em vista o bem-estar de seus segurados e colaboradores, divulgou instruções relativas ao fluxo de atendimento na rede credenciada.
A principal novidade é a instalação de um teleatendimento à saúde. Com a resolução do Ministério da Saúde que permitiu o avanço da telemedicina na contenção do COVID-19, com a autorização da realização de teleconsultas, a Vitallis acelerou os planos para implementação do sistema para seus usuários, que agora poderão contar com teleorientações, recebendo a primeira resposta em caso de suspeita de contaminação pelo novo Coronavírus, sem precisar sair de casa. O sistema de atendimento via telemedicina já está disponível oficialmente desde o dia 26 de março, quinta-feira.
O Diretor Médico da Vitallis, Dr. Márcio Mascarenhas, explica que o primeiro contato deve ser feito por meio do sistema, que irá disponibilizar profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, que vão orientar o paciente quando é melhor ficar em casa, ter uma teleconsulta ou procurar uma unidade de urgência. “Vamos apoiar, tirando dúvidas sobre o COVID-19, e oferecendo suporte para que os pacientes necessitem ir ao Pronto Atendimento apenas quando necessário”, diz o diretor.
“Em breve, também vamos implementar um acompanhamento psicológico aos usuários, colaboradores e profissionais de saúde. Por meio de um telegrupo de apoio psicológico, com assuntos relevantes, focando exatamente nesta fase em que muitos estão sofrendo com o isolamento. Além disso, teremos teleconsultas individualizadas com psicólogos, para tratarmos da ansiedade, depressão e pânico”, explica Dr. Mascarenhas.
Além da implantação deste sistema, a Vitallis já vem recomendando aos pacientes que sigam as orientações abaixo:
Havendo presença de sintomas gripais leves, deve ser feito isolamento, em casa, até que haja recuperação, por pelo menos 14 dias.
As redes credenciadas de urgência e emergência devem ser procuradas apenas se perceberem um agravamento dos sintomas.
Em Belo Horizonte, havendo necessidade de ida ao pronto atendimento, a Vitallis conta com a rede Keralty, nos seguintes endereços:
Unidade Keralty | Centro Médico – Centro
Rua Rio Grande do Sul, 620 – Barro Preto, Belo Horizonte – MG, 30170-110
Hospital Keralty | Barreiro
R. Joaquim de Figueiredo, 140 – Barreiro, Belo Horizonte – MG, 30640-090