O que causa os vasinhos no rosto?



Conhecidas também por telangiectasias ou aranhas vasculares, as varizes faciais são pequenos vasos, avermelhados ou azulados, bem finos. Esses vasos se localizam principalmente nas pálpebras, nariz e bochechas. As causas podem ser das mais diversas, como exposição solar, condições genéticas, gravidez, envelhecimento facial, excesso de peso ou obesidade, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o uso de anticoncepcional ou corticoides. Elas não costumam apresentar sintomas, entretanto, eventualmente pode causar coceira ou dor.

Riscos

Segundo o médico angiologista e cirurgião vascular, Dr. Guilherme Jonas, na maioria dos casos, os vasinhos no rosto não apresentam riscos à saúde, contudo, em situações raras podem ajudar no diagnóstico de doenças mais graves. “Apesar de serem geralmente benignas, em alguns casos raros podem ser sintomas de rosácea, doenças no fígado ou de síndromes raras”, explica o especialista.

Tratamentos

O tratamento das telangiectasias é feito com o intuito de disfarçar os pequenos vasos e melhorar a aparência da pele. De acordo com o médico, Guilherme Jonas, as principais indicações são a Luz Pulsada, Laser e Radiofrequência. “A Luz Pulsada é uma ótima opção, mas o procedimento deve ser realizado por profissionais experientes para evitar complicações indesejadas, como queimaduras de pele. Muitos vasos tratados não voltam, mas pode ocorrer o surgimento de novos”, alertou o especialista..

Prevenção

O médico destaca algumas dicas essenciais para o paciente prevenir as varizes faciais, confira:

– Use protetor solar todos os dias;

– Evitar o consumo de álcool em excesso;

– Não use drogas ilícitas;

– Evite o uso de corticoides sem acompanhamento médico;

– Faça uso constante de hidratantes faciais;

– Tenha cuidado com medicamentos e procedimentos que causem a descamação da pele;

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Angiomais em Belo Horizonte MG.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Sindinfor cria projeto “Que futuro queremos, que cidade precisamos?”

Artigo Anterior

Resiliência: a chave para viver em tempos difíceis

Relacionados