Fortalecer a panturrilha é essencial para a saúde muscular



Exercitar o músculo é o ideal para acabar com as famosas dores por falta de circulação

Nem todos sabem, mas as panturrilhas, aqueles músculos que normalmente só lembramos quando sentimos cãibras desconfortáveis, são consideradas o segundo coração do nosso corpo. Isso mesmo!

As nossas queridas panturrilhas não servem apenas para andar e nos manter de pé e em equilíbrio, como também tem importância fundamental na circulação sanguínea.

“A panturrilha ajuda parte do nosso sangue que já circulou pelo corpo, conhecido como sangue venoso, a voltar para o coração. Depois de circular pelos membros inferiores, elas reconduzem o sangue em direção ao coração, cerca de 100ml a cada minuto. É preciso ter muita atenção com o fortalecimento dessa musculatura”, afirma o médico angiologista Guilherme Jonas.

Por estar constantemente contraída para estabilizar os joelhos e nos permitir ficar de pé, a musculatura da panturrilha também atua na estabilização de todo o corpo durante atividades físicas e de equilíbrio, garantindo suporte de peso.

As mulheres precisam de cuidados extras com as panturrilhas. Praticar exercícios regularmente e não exagerar no uso de salto alto é de extrema importância. Quando existe este excesso, a tendência é a panturrilha perder flexibilidade e comprimento para exercer a função de equilíbrio, ocasionando dor quando não se usa o salto.

Modelos de saltos mais baixos e não muito finos podem minimizar esses desconfortos, portanto, saiba como escolher o melhor modelo se não quiser ter essas dores após o uso contínuo.

Quem se preocupa com a panturrilha, tanto quanto com o coração, garante força para três coisas que serão cruciais na terceira idade e podem ficar mais difíceis nessa fase: caminhar, se equilibrar e ficar parado de pé.

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Angiomais em Belo Horizonte MG.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Seu relacionamento parece estar estagnado? Saiba como lidar

Artigo Anterior

A TECNOLOGIA COMO TÁBUA DE SALVAÇÃO

Relacionados