Janeiro Branco: Mês alerta para saúde mental no país



Janeiro é o mês do ano em que a vida geralmente ganha contornos para os próximos meses que virão e época de fazer muitos planos, mas parte deles ainda rodeados de incertezas. O que será desse ano? Vou conseguir me formar? Conseguirei um novo emprego? Minhas finanças serão controladas? Preciso cuidar mais da minha saúde? Essas são perguntas que rondam a cabeça de várias pessoas não só no Brasil, mas em todo mundo.

E para além disso, as relações sociais, relações de existência, emoções e sentidos também começam a atormentar a cabeça das pessoas, o que em muitos casos, se não for controlado, pode causar a ansiedade, mal que afeta mais da metade dos brasileiros.

A campanha Janeiro Branco tem o objetivo de chamar a humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas, já que uma humanidade mais saudável pressupõe a cultura da Saúde Mental no mundo.

Passando por todos os ambientes da nossa sociedade, tanto os domésticos e privados até os públicos e institucionais, a campanha nos faz inspirar e pensar em como podemos cuidar da nossa Saúde Mental e na das pessoas com as quais nos relacionamos, e o que estamos fazendo atualmente para cuidar dessas questões.

“Hoje em dia, o estresse parece que virou rotina na vida das pessoas, e isso é perigoso, pois perdem muitos momentos bons da vida e também sofrem por poucas coisas, não focando no que realmente importa. Isso precisa ser mudado e com a Campanha Janeiro Branco, as pessoas podem se conscientizar que isso é uma tema sério que precisa ser repensado e em alguns casos, tratado”, afirma o psiquiatra Dr Bruno Brandão.

Para a psicóloga Sônia Eustáquia, é ideal que sejamos agentes da Saúde Mental em nossa vida e que ajudamos outras pessoas. “Somos seres políticos e sociais, cobrar das autoridades públicas mais projetos e iniciativas em benefício de um mundo com mais saúde mental na vida é uma ótima ideia”.

Portanto, a cada Janeiro Branco, é necessário difundir a ideia de que o mundo precisa de um pacto pela Saúde Mental, pois quem cuida da mente, cuida da vida, e nesses tempos tão difíceis, todo cuidado conta!

Fonte: Sônia Eustáquia é graduada em Psicologia, Psicanalista, pós-graduada em Neuropsicologia, Sexualidade Humana e Docência do Ensino Superior, a psicóloga Sônia Eustáquia atende em Belo Horizonte promovendo saúde e qualidade de vida aos seus pacientes. Tem formação em Terapia Ericksoniana, especializada no Atendimento Breve individual e de casais, colunista em Revistas e Rádios, Professora e Palestrante.

Fonte: Bruno Brandão, médico na área de psiquiatria. Possui título de especialista em psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Especialização em dependência química pela unidade de álcool e drogas pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. É sócio fundador da associação brasileira de neuropsiquiatria. Atualmente atende em consultório próprio em BH e Três Marias – MG.

Total
5
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Promoção especial lançada pela plataforma Busque Bus continua em janeiro

Artigo Anterior

Expansão do uso de celulares no Brasil alerta para aumento de lixo eletrônico no futuro

Relacionados