Existe mesmo o melhor nicho para empreender?



Uma boa escolha garante sucesso no mercado e
crescimento mais rápido do seu negócio!

Todo empreendedor deveria entender a seguinte sentença: um empreendimento novo não garante o sucesso de cara, e nem o fracasso. Se o ramo não for de familiaridade do investidor, a situação pode ser ainda mais complicada e pode não dar certo. E, é claro, no atual cenário mundial, quem inova mais, sai na frente, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes com qualquer tipo de produto que irá investir.

Para falar de como começar um negócio, a consultora e palestrante Aline Oneda, especialista em encantamento do cliente, garante que é primordial saber que estar dentro do seu nicho inteiro de crescimento, ao invés de apenas saber alguma coisa pontual sobre ele, é um dos principais pontos para o sucesso. Isso significa que deve haver identificação com o nicho escolhido. Não adianta de nada entrar de cabeça em determinado nicho, se você não tem familiaridade e prazer em trabalhar com aquilo, só porque está na moda ou em um mercado em crescimento.

Uma dúvida constante de muitos empreendedores é sobre trabalhar com algo que você gosta pode não funcionar, pois o que era para ser um lazer, se torna uma obrigação e passa a ser uma atividade apática. “É claro que algumas pessoas têm ótimos resultados trabalhando com a sua paixão, mas, para aqueles que costumam ser bem workaholics, isto é, que trabalham em excesso, isso pode virar rapidamente um desastre. Dessa forma, não significa que você deve optar por investir em algo que deteste e ir na contramão dos seus interesses, mas o ideal é trabalhar com aquilo que você sabe que gera resultado, e que esteja dentro dos seus interesses”, garantiu a especialista.

Ela ainda explica que alguém que gosta apenas de se vestir bem e sempre buscar as tendências da moda para compor seus looks é bem diferente de alguém que busca entender o conceito das roupas que compra, as inspirações das peças, os tipos de estilo diferente que existem, entre outros. “Certamente, a segunda pessoa terá mais sucesso caso um dia invista no segmento da indústria têxtil, pois ela vê valor, resultado e principalmente sentido naquilo, e sempre priorizará a melhor qualidade possível dos seus materiais, pois entende sobre o nicho e os gostos do público. Isso serve para todas as áreas e tipos de investimentos”, citou Oneda.

Inovação constante

E, por último mas nem de longe menos importante, Aline lembra que a inovação garante sempre bons resultados frente à concorrência. “Não significa que o empreendedor terá que ficar vigiando o tempo todo seus concorrentes, mas estar sempre alerta para ver o que ele pode fazer de melhor. O concorrente possui uma clientela mais sólida, tente aumentar a sua fidelizando os clientes que já tem, depois que você garantir uma excelente qualidade no seu produto ou serviço e um ótimo atendimento, você pode investir em surpreender o seu cliente com pequenos presentes na entrega (um cartão, uma pequena guloseima) ou oferecendo descontos de fidelidade, como a cada X valor em compra, aquele cliente consegue pagar menos na próxima mercadoria ou serviço prestado”.

São várias as opções de nichos para empreender, mas a consultora garante que o mais importante é a identificação necessária com o segmento. “Persistência, inovação e objetividade também devem ser essenciais, para assim, o seu negócio decolar, e jamais ficar para trás”, finalizou a palestrante.

Fonte: Aline Oneda, publicitária, especialista em marketing e encantamento do cliente. Atua como consultora e palestrante em todo o Brasil (@alineoneda).

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