Outono e Inverno X Estética

Especialista traz dicas de como cuidar da pele no período mais frio do ano.

Vinho, caldo quentinho e bastante hidratante na pele: esta é a demanda da época mais fria do ano. Muitos pensam que no outono e inverno não há necessidade do filtro solar e muito menos dos cuidados básicos com a pele, que atenção é apenas no verão. Engana-se quem acredita nesse mito, o cuidado com o nosso corpo precisa ser mútuo, ou seja, nos 365 dias que permeiam as 4 estações do ano.

“Uma rotina de cuidados com a pele do rosto é a base para garantir uma pele saudável e jovem. Entre os principais cuidados estão a lavagem e hidratação do rosto com produtos adequados ao seu tipo de pele e o uso de protetor solar. A melhor maneira de reduzir os sinais de envelhecimento é impedir que eles apareçam. A exposição da pele aos raios UV pode causar rugas, linhas finas e manchas senis. O uso regular do filtro solar reduz o risco de queimaduras solares, câncer de pele, manchas e rugas da idade”, reforça a dermatologista, Marcela Loschi.

Além do básico, a especialista explica também que é necessário conhecer o nosso tipo de pele para iniciar os cuidados, assim, entenderemos o que de fato ela precisa e quais são as suas reações no calor, frio, sol, sombra etc. “Conhecer o seu tipo de pele ajuda a encontrar os produtos certos para uma rotina de cuidados. Se você não souber identificar o seu tipo de pele, um dermatologista pode ajudar”, elucida. Visando facilitar na hora de escolher os produtos corretos, ela lista alguns tipos de pele:

  • “Pele oleosa: é brilhante e de aspecto oleoso, pela maior produção de sebo. Pode ter poros dilatados e maior tendência à acne.
  • Pele normal: tem textura suave e aveludada. Não apresenta excesso de brilho ou ressecamento.
  • Pele seca: tende a ser opaca, com maior tendência a descamação e coceira, devido à maior perda de água.
  • Pele sensível: apresenta queimação e vermelhidão após o uso de determinados cosméticos.
  • Pele mista: é o tipo mais frequente. Sendo seca em algumas áreas e oleosa em outras (principalmente testa, nariz e queixo)”.

O beabá dos cuidados com a pele no frio

“Essa é a época do ano em que devemos redobrar os cuidados com a pele, já que o frio excessivo pode contribuir para o ressecamento e o agravamento de doenças de pele já existentes, como a dermatite atópica e a rosácea”, perfaz.⠀

Agora que você já conhece o seu tipo de pele, a dermatologista separou um conjunto  de itens básicos para deixar a sua pele hidratada, bonita e saudável neste outono inverno: 

  • Evite banhos muito quentes. A água quente retira a camada lipídica, que é uma proteção natural da nossa pele. Isso contribui para o ressecamento. Uma boa dica é tomar banho durante o dia e tentar deixar a água em temperatura mais morna.⠀
  • Potencialize a hidratação. Aplique o hidratante no corpo de 1 a 2 vezes ao dia, de preferência após o banho.⠀
  • Ao lavar o rosto, use um sabonete ou um gel de limpeza suaves, que limpe a pele sem agredir, sempre com água de morna à fria.⠀
  • Não esqueça o protetor solar! Sim, mesmo nos dias frios e nublados ele deve ser usado diariamente.⠀
  • Para orientações mais específicas, consulte sempre um dermatologista”.

Fonte: Marcela Loschi, médica, atua em Belo Horizonte, com clínica médica no Hospital MaterDei e dermatologia em consultório particular. Especialista no tratamento de cicatrizes de acne. (@dra.marcelaloschi).

Artigo anteriorO que acontece com quem toma vacina após o prazo definido pelo fabricante?
Próximo artigoShopping Del Rey investe em sorteio de Iphones e frete grátis no Dia dos Namorados
■ Jornalismo: Jornalista há mais de 15 anos, Editor e um dos fundadores do jornal [ Brasil Agora (B.A) ] - [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 ■ Filiado: Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ | SJPMG) - Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) & na Ordem dos Jornalistas do Brasil (OJB) ■ Diretor em Minas Gerais da Associação de Imprensa Nacional (AIN) e apoio no setor Jurídico. _____________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT: Publicitário e Diretor [ Agência Grupo Conteúdo (GC) - Administradora de Jornais / Sites ] _____________________________________________________________________ ■ Advocacia: Advogado Gestor [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial / Digital ] - "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/OAB)". _____________________________________________________________________ ■ Canal 'Crítica Musical' com Felipe de Jesus (YouTube): https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ _____________________________________________________________________ ■ Formação Acadêmica (Graduações): Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (USIP) & Advogado (FACSAL). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC) e atualmente cursa Eng. de Telecom. (Faculdade Nossa Senhora Aparecida) e Bacharelado em Ciências Musicais (Música) pela FACOR/MG. _____________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]