Teste de Alergia Gratuito: Saiba mais sobre as alergias e como funciona os testes para moradores do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense

teste de alergia gratuito


O projeto Brasil Sem Alergia, há algum tempo está realizando ações beneficentes por meio de teste de alergia gratuito e procedimentos médicos. Mas você sabe como funciona o teste? Ou, os fatores que causam alergias? As respostas para essas perguntas você vai descobrir neste artigo. 

Pois é, as alergias são uma das doenças mais comuns. De acordo com estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% a 40% da população mundial sofre com esse problema. 

Na sociedade moderna, o ambiente gradualmente, a cada ano, se torna cada vez mais poluído, com produtos e coisas que contêm um grande número de aditivos químicos e materiais sintéticos, por isso, em algum período da vida as pessoas acabam desenvolvendo diversos tipos de alergias. 

Como é o caso dos moradores de Duque de Caxias, que sofriam com fuligem da refinaria local, e foi devido a alta necessidade de atendimento especializado, que o Brasil Sem Alergia foi criado, para fazer a inclusão social de pessoas que não tinham condições de pagar pelo diagnóstico e tratamentos para doenças causadas por alergias.

Mas o que são esses alérgenos que causam alergias? Como funciona o Teste de alergia em duque de Caxias do projeto Brasil Sem Alergia? Veja:

 

O que causa alergias?

Antes de falar sobre como funciona o teste de alergia gratuito, é importante que você saiba mais sobre as alergias.

Então, essa é uma reação específica (imune) do corpo às substâncias mais comuns, como alimentos, lã, poeira, produtos químicos domésticos. Na maioria das pessoas, essas substâncias não causam alergias ou quaisquer reações do corpo.

Mas não é só isso em sua casa, por exemplo, você pode encontrar pelo menos 6-7 fontes de alérgenos, começando com animais de estimação e terminando com um produto de limpeza ou higiene. 

A hereditariedade também tem um impacto considerável, portanto, na presença de alergias em um dos pais da família, o risco de desenvolver alergias em uma criança é de 33%, e na presença de alergias em ambos os pais é de 70%.

As pessoas que têm uma predisposição a alergias (hereditariedade, características do sistema imunológico) podem entrar em contato com uma variedade de substâncias por um longo período de tempo, mas isso não é o suficiente para o desenvolvimento das mesmas.

Dependendo de algumas causas e condições que, em princípio, não são totalmente compreendidas, o sistema imunológico “lembra” a substância e produz um anticorpo para ela, que, na próxima vez que o antígeno entrar no corpo, será causada uma reação alérgica. 

A razão para o desenvolvimento de alergias é a resposta imune do corpo, que pode ser causada por um grande número de substâncias. 

As principais substâncias que causam alergias são:

  • Poeira;
  • Pólen;
  • Pelos de animais de estimação ou escamas de sua pele (gatos, cães);
  • Fungos ou bolores;
  • Alimentos (na maioria das vezes: ovos, leite, trigo, soja, frutos do mar, nozes, frutas);
  • Picadas (veneno) de abelhas, vespas, zangões, formigas;
  • Certos medicamentos (penicilina);
  • Látex;
  • Produtos químicos domésticos.

Teste de Alergia gratuito: Sinais de que você pode ter alergia

Os sintomas de alergia dependem do tipo de alérgeno, ou melhor, de onde o alérgeno entra em contato com uma parte do seu corpo. 

Assim, dependendo do local (trato respiratório, seios nasais, pele, sistema digestivo), vários sintomas podem aparecer e indicar que você precisa realizar o teste de alergia gratuito. Dentre eles:

  • Espirros (geralmente fortes e frequentemente).
  • Tosse, aperto no peito, sensação de falta de ar, dificuldade em respirar ou falta de ar.
  • Coceira no nariz e secreções líquidas abundantes no nariz.
  • Coceira nos olhos, lacrimejamento, vermelhidão dos olhos e inchaço das pálpebras.
  • Coceira na pele, vermelhidão da pele, erupções cutâneas, descamação da pele.
  • Formigamento na boca, formigamento ou dormência da língua.
  • Inchaço dos lábios, língua, rosto, pescoço.
  • Náuseas, vômitos, diarreia.

Em alguns casos, muito raros, as alergias podem levar ao desenvolvimento de uma reação alérgica grave, que é chamada de choque anafilático. Esta reação pode ser fatal se nenhuma ação for tomada. 

A maioria das reações alérgicas são de natureza local (no local de contato do corpo com o alérgeno), por exemplo, reações alérgicas na pele, no nariz, na cavidade oral ou no sistema digestivo. 

Quando ocorre choque anafilático, todo o corpo é suscetível a uma reação alérgica, a reação se desenvolve alguns minutos após o contato com o alérgeno. 

Os sintomas do choque anafilático podem incluir todos os seguintes ou alguns deles:

  • Inchaço da garganta ou cavidade oral.
  • Dificuldade para engolir e/ou falar.
  • Erupção cutânea em qualquer parte do corpo.
  • Vermelhidão e coceira da pele.
  • Cólicas abdominais, náuseas e vômitos.
  • Um súbito sentimento de fraqueza.
  • Uma diminuição acentuada da pressão arterial.
  • Pulso fraco e rápido.
  • Tonturas e perda de consciência.

Como funciona o teste de alergia gratuito do projeto Brasil Sem Alergia?

Se você tiver quaisquer sintomas de alergia, mas não sabe o que causou, deve visitar o site Brasil Sem Alergia, e marcar uma consulta para fazer o teste de alergia gratuito, e dessa maneira ter um diagnóstico e tratamento adequado.

Ao aplicar o teste de alergia em pessoas com suspeitas, é possível determinar quais são os alérgenos e em que intensidade de alergia existem. 

Basicamente, existem 3 tipos de testes de alergia:

  • Teste de puntura (Prick Test);
  • Teste de contato (Patch Test);
  • Exame de sangue.

Como funciona o teste de puntura do Brasil Sem Alergia?

O teste de puntura é um método de determinação de aeroalérgenos, que é administrado de maneira epidérmica. 

Dessa maneira, é aplicado em indivíduos com suspeita de rinite, sinusite, asma, bronquite ou alergias tópicas como dermatites, eczemas, alergia medicamentos, alergia na vagina, alergia emocional, alergia a fralda e a pêlos de animais como cães e gatos.

Na aplicação deste método, líquidos contendo substâncias alergênicas são injetados na pele do paciente na forma de uma gota e micro orifícios são abertos para cada substância alergênica. 

Após uma média de 10 a 20 minutos, a reação ocorre na pele e a avaliação é feita pelo especialista de acordo com a magnitude da reação.

 

Como funciona o teste de contato?

Esse é um teste de alergia muito usado na detecção de doenças alérgicas, principalmente para contato. 

Frequentemente usado para investigar dermatite de contato alérgica, ou seja, alergias químicas. 

Que podem ser causadas por:

  • Joalheria;
  • Tatuagem;
  • Tintura de cabelo;
  • Produtos cosméticos;
  • Produtos químicos, metálicos.

Na prática, várias placas contendo misturas de vários alérgenos são preparadas e, em seguida, elas são anexadas à pele das costas. 

O paciente é solicitado a manter a pele seca por 48 horas. Após esse tempo, as placas são removidas e a pele é examinada para a presença de quaisquer reações aos alérgenos e sua gravidade, de acordo com a vermelhidão e bolhas que aparecerem.

 

Exames de sangue para detectar alergias

Os exames de sangue são uma técnica de detecção de alérgenos, que é mais eficiente quando avaliada em conjunto com um teste cutâneo na identificação de alérgenos alimentares, mas é menos sensível do que os testes cutâneos. 

O exame de sangue é um teste que muitas vezes é preferido em condições onde há doenças de pele graves, onde o teste cutâneo não pode ser aplicado.

A aplicação é realizada colhendo sangue do paciente. Nele, o IgE, ou nível de anticorpos ”Imunoglobulina E” no sangue do paciente, é medido para ver o diagnóstico. Esse é um método que geralmente custa mais, e é menos sensível. 

Por isso, para oferecer o melhor diagnóstico e tratamento, o Brasil Sem Alergia disponibiliza os testes cutâneos.

 

Veja o porquê é importante que você faça o teste gratuito de alergia no Rio de Janeiro e Baixada Fluminense

Com a ajuda do teste de alergia em Duque de Caxias, descobrir a qual substância o indivíduo é alérgico pode direcionar o tratamento.

E também, o diagnóstico precoce é importante para iniciar o tratamento preventivo a tempo e tentar minimizar os efeitos das alergias.

Como é o caso do choque anafilático, uma reação alérgica grave e com risco de vida. 

O mecanismo de desenvolvimento da anafilaxia é o mesmo que o de uma reação alérgica, a diferença é que a manifestação da anafilaxia é dez vezes mais pronunciada do que com reações alérgicas comuns, mesmo bastante fortes, e pode custar a sua vida.

As causas são basicamente semelhantes às reações alérgicas usuais, mas vale a pena destacar as causas que mais frequentemente causam reações anafiláticas:

  • Picadas de insetos;
  • Certos tipos de alimentos;
  • Certos tipos de medicamentos.

Por isso, a melhor escolha é fazer o teste gratuito de alergia o quanto antes.

 

Conclusão

E então, percebeu a importância dos testes gratuitos de alergia do projeto Brasil Sem Alergia?

Não perca sua qualidade de vida por causa de reações alérgicas, nem muito menos corra o risco de ter uma reação mais grave. Visite agora o site Brasil Sem Alergia e agende uma consulta já. 

Eles já atenderam e ajudaram mais de 500 mil pessoas com diagnósticos e tratamentos realizados por especialistas no assunto, e estão esperando por você também! 

E caso queira saber, o Brasil Sem Alergia atende nas cidades de Duque de Caxias , Nova Iguaçu, Realengo – Rio de Janeiro , Itaguaí – Rio de Janeiro, Iguaba Grande – estado do Rio de Janeiro (Cruz Vermelha) e Xerém, assim como em Curitiba, Paraná.

No site do Brasil Sem Alergia você pode encontrar o telefone para contato, e todos os endereços. 

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

MC e Correios oferecerão chips para ajudar na comunicação dos Yanomami

Artigo Anterior

Rússia doa minerais raros ao Museu Nacional da UFRJ

Relacionados