O famoso “falso magro” se caracteriza como aquele homem ou mulher que até aparenta ser uma pessoa magra ou estar num peso ideal quando está com uma roupa mais larga, no trabalho ou dia a dia, porém possui bastante gordura localizada na região do abdômen, e pouca massa muscular.
“O Falso magro é aquele típico pai de família que joga futebol no final de semana. Com uma camisa social até parece que está magro, mas quando tira a camiseta, podemos perceber a barriguinha de chopp, pernas e braços finos e pouca massa muscular na região do tronco”, comenta Fernando Cantarelli.
Após transformar o corpo e a vida de mais de mil alunos através de seu método, o treinador Fernando Cantarelli nos contou o grande segredo para quem é Falso Magro transformar o corpo:
“O grande erro que o falso magro pode cometer é o de apenas fazer atividades aeróbias, como caminhadas ou corridas, e de fechar a boca e comer pouco, fazendo essas dietas restritivas que vemos por aí… Dessa forma, vai deixar seu metabolismo ainda mais lento, e pode ser até que perca peso na balança, mas não vai perder barriga, muito menos definir o corpo”.
Segundo o treinador, existem 4 pilares para qualquer falso(a) magro(a) conseguir perder barriga, ganhar massa magra e mudar a estética do corpo:
1 – Musculação.
Fernando explica que a musculação é a maior prioridade para o falso magro, e não fazer caminhadas, bicicleta ou corrida.
Diferente do que muitos pensam, a musculação é a atividade mais eficiente e segura para perda de gordura, pois além de gastar muitas calorias durante o treino, também irá de forma efetiva acelerar seu metabolismo e elevar seu gasto calórico diário, após o treino.
E claro, a musculação será muito importante para trabalhar regiões especificas do corpo do homem e mulher, para melhorar a forma, ganhar músculos e acabar com a flacidez.
Segundo ele, homens devem dar mais atenção em ombros, peitoral e costas. E mulheres, em coxas, bumbum e ombros também.
2 – Alimentação com Deficit Calorico
Para Fernando, a única forma de qualquer pessoa perder gordura e ganhar massa muscular é com treino de musculação, e manter uma alimentação equilibrada onde se consome menos calorias do que gasta ao dia. Ou seja, se manter em Déficit de calorias para o corpo queimar gordura como forma de energia.
3 – Fazer o famoso “Cardio “
Agora que você já esta treinando musculação e se alimentando bem, é hora de investir naquela caminhada no final da tarde, bicicleta ou qualquer outro tipo de atividade com característica aeróbia que você gosta, como futebol, corridas, ou outros esportes.
Fernando recomenda que você faça pelo menos de 15 a 30 minutos por 3 a 5 vezes na semana. Sendo sempre após a musculação ou em um horário separado do dia.
4 – Hidratação calculada e sono regulado
“Não adianta nada caprichar nos treinos e na alimentação, se você esquece de se manter hidratado e manter sempre uma boa noite de sono” comentou Fernando.
Para o treinador, toda pessoa que busca resultado deve consumir ao menos 40 ml de agua por quilo corporal por dia. Ou seja, é só multiplicar seu peso x 40, que terá a quantia ideal de água pura que deve consumir ao dia.
Por exemplo: uma pessoa de 80kg x 40 = 3×2 litros de agua pura por dia.
E claro, agua pura, é agua pura! Sem contar cafés, chás ou outras bebidas.
E por fim, regular o sono. Fernando ressalta que é fundamental ter pelo menos de 6 a 7 horas de sono por noite.
“A pessoa que dorme bem queima mais gordura, ganha massa muscular, e tem suas taxas hormonais elevadas, comparado a uma pessoa que dorme pouco e com má qualidade de sono. Sem contar que o sono de qualidade também regula nosso apetite. Se você além de dormir mal, ainda acorda para atacar a geladeira de madrugada, precisa resolver isso o quanto antes”, comentou Fernando.
Então se você se identifica como um falso ou falsa magra, quer perder a barriguinha e melhorar todo seu corpo, essas dicas são fundamentais, e todos os pilares se complementam.
Para finalizar, Fernando comenta que não existe fórmula mágica ou atalhos.
“É possível sim e com orientação, qualquer pessoa ter um resultado rápido. Porém sempre devemos ter pensamento de longo prazo e seguir um plano de exercícios e mudança alimentar de forma flexível e sustentável. Costumo dizer que quando se trata de nossa saúde e corpo, tudo o que fazemos deve ser encarado como uma Maratona, e não uma corrida de 100 metros. Esses pilares são hábitos que você pode manter para toda a sua vida e só vão lhe trazer benefícios.”