Especialista fala sobre o impacto no ambiente de trabalho e conta como uma mentoria pode fazer toda a diferença para evitar casos nas empresas
De acordo com o relatório “Diretrizes sobre Saúde Mental no Trabalho” da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado em 2022, 60% dos profissionais podem ter a saúde mental afetada pelo trabalho, de modo negativo.
Segundo o Mentor de Carreira e Especialista em Análise Comportamental João Neto, “é preciso que os gestores e profissionais das empresas criem estratégias práticas para amenizar e extinguir transtornos de saúde emocional no trabalho”, alerta o especialista.
João enfatiza que é papel das empresas, dos gestores e também dos profissionais erradicar totalmente esse tipo de problemas no ambiente profissional, eliminando consequências graves tanto para os colaboradores quanto para as organizações.
Uma das soluções propostas por João Neto é a contratação de uma mentoria em grupo.
A mentoria em grupo do especialista João Neto tem como objetivo acompanhar alguns projetos da empresa, avaliando o posicionamento da equipe, analisando a qualidade da comunicação entre os profissionais envolvidos e também o tempo de resposta para oferecer a solução de problemas.
Em outras palavras, trata-se de uma maneira de apresentar abordagens personalizadas para uma empresa, visando eliminar desafios oriundos do trabalho em equipe, amenizando desconfortos entre os profissionais e gerando bem-estar.
“Além disso, essa é uma boa forma de aumentar a produtividade da empresa, já que profissionais satisfeitos e que trabalham bem em equipe são mais produtivos”, enfatiza João Neto.
O que é a boa saúde emocional no trabalho e como oferecê-la aos profissionais da empresa?
Segundo João Neto, “uma boa saúde mental no trabalho é um estado em que os profissionais de uma empresa se encontram mentalmente saudáveis, felizes e produtivos”, explica o especialista.
Para isso, é preciso oferecer um ambiente de trabalho positivo, com incentivo ao desenvolvimento de habilidades, apoio dos gestores em encontrar soluções para tarefas individuais e tarefas em equipe, além da aplicação de outras estratégias assertivas.
Fazer isso com ajuda de um profissional que entende do assunto e possui longa experiência com esse tipo de situação, faz toda a diferença: “A mentoria em grupo é uma opção viável e segura de manter toda a equipe com boa saúde emocional além de garantir um alto desempenho de todos os colaboradores”, explica João.
Ele ainda ressalta que é importante que as empresas busquem ajuda e orientação antes mesmo de identificarem algum caso de saúde emocional abalada ou mesmo de burnout: “Cuidar é sempre o melhor caminho”, finaliza.
Acompanhe o mentor João Neto em suas redes sociais: LinkedIn e Instagram.