Guia para comprar o laptop de que você precisa



Empresas e profissionais têm uma tendência clara de apostar na mobilidade, um dos principais motivos pelos quais os laptops ganharam destaque em relação aos desktops. Mas no Brasil, a presença de laptops também cresceu no âmbito doméstico.

Os dados refletem que a compra de laptops está em alta, mas temos todas as informações necessárias no momento da compra? Quer seja para profissionais, estudantes ou usuários comuns, escolher o laptop de que você precisa não é uma decisão fácil. Comprar o computador errado torna-se um mau investimento que pode nos fazer perder dinheiro.

Noções técnicas básicas a serem levadas em consideração

Os principais sistemas operacionais para computadores do mercado (Windows e Mac) são intuitivos, o que permite um fácil uso desses computadores. Além disso, as grandes marcas de tecnologia vendem seus computadores com configurações predefinidas para que os usuários não tenham que se preocupar em escolher os componentes que os farão funcionar. Porém, se queremos escolher um portátil adequado às nossas necessidades, é importante conhecer as principais características técnicas para ter a certeza de que cumprirá as tarefas que pretendemos. A relevância de um ou outro aspecto irá variar de acordo com o tipo de uso que queremos dar ao equipamento, mas estes são os essenciais na maioria dos casos.

Desempenho. Todas as tarefas do notebook i3 passam por quatro internos básicos: o processador, a memória de acesso aleatório (RAM), a unidade de armazenamento e a placa gráfica. A velocidade e a capacidade de um computador dependem da combinação de todos esses componentes.

O processador é o cérebro do computador, pois é o encarregado de executar tanto o sistema operacional quanto os aplicativos. Comercialmente, os principais processadores são as linhas Core i3, i5 e i7, da Intel, e Ryzen e Ryzen Pro, da AMD.

RAM é a unidade na qual todos os aplicativos que abrem o processador e outras unidades são carregados. Quanto mais capacidade de armazenamento a RAM tiver, mais aplicativos e dados podem ser manipulados ao mesmo tempo, sem sobrecarregar o computador.

Tela. As considerações a serem levadas em consideração ao analisar a tela de um laptop são o tamanho, a resolução e a tecnologia que eles usam. A maioria desses computadores possui monitores com comprimento diagonal entre 11 e 17 polegadas, cujo tamanho deve ser considerado de acordo com o tipo de aplicativo e conteúdo que utilizamos.

Em termos de resolução, uma tela Full HD (1920×1080 pixels) é geralmente mais do que suficiente para a maioria, enquanto resoluções mais altas, como 4K, são melhores para produção gráfica e audiovisual.

Finalmente, você deve levar em consideração a tecnologia do monitor. Enquanto os painéis TN oferecem cores e ângulos de visão baixos, em troca de tempos de resposta rápidos e taxas de atualização, aqueles com tecnologia IPS projetam cores mais realistas e ângulos de visão de até 178 graus, embora com uma velocidade mais lenta do que os anteriores.

Autonomia. A capacidade da bateria é um ponto importante quando falamos em laptops, já que uma questão fundamental de um dispositivo portátil é sua mobilidade. A quantidade de tempo que o computador pode ficar desconectado da tomada pode ser mais importante para alguns usuários do que para outros. Aqueles que passam longos períodos sem conectá-lo devem procurar baterias duráveis ​​ao escolher um computador.

Conectividade. Para alguns usuários, os elementos incluídos no notebook não são suficientes e dependem de componentes periféricos de uso diário, desde impressoras, projetores e discos rígidos externos até placas gráficas dedicadas ou interfaces de áudio. Portanto, as portas disponíveis para conectá-los ao laptop devem ser elementos a serem levados em consideração, já que sua geração e tipo podem ser incompatíveis com plug-ins de versões superiores. Um computador com portas USB 2.0 não reconheceria componentes USB 3.0, por exemplo.

Como já mencionamos, a consideração de algumas características ou outras é determinada pelo tipo de uso que daremos ao portátil. É melhor investir nosso orçamento em benefícios de que necessitamos do que gastar em modelos ou designs de moda dos quais não tiraremos o máximo proveito.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

No Dia da Música, Rádio MEC lança perfil no Spotify e no Youtube

Artigo Anterior

Guia de compra de carrinhos de brinquedo para crianças

Relacionados