As estratégias de marketing B2B mais eficazes para 2021



A estratégia de b2b marketing é parte integrante da estratégia geral de desenvolvimento da empresa. Trata-se de um plano de ação que visa atingir os objetivos de vendas da empresa no mercado b2b e uma lista de indicadores que permitem acompanhar a implementação deste plano. A estratégia de marketing b2b determina como uma empresa irá interagir com as empresas clientes, quais canais de vendas ela usará.

Estratégia de marketing B2B eficaz em 2021

A melhor maneira de aumentar a eficácia da estratégia de b2b marketing no 2021 é implementar a automação de vendas.

Vamos analisar como as ferramentas de automação ajudam a implementar uma estratégia de marketing b2b em cada etapa:

1. A análise coletada automaticamente na plataforma b2b, ajudará a aumentar a eficiência da segmentação do cliente. Complementada por outros dados analíticos, como o potencial dos clientes, essas informações ajudarão a identificar as necessidades de cada segmento e a construir a estratégia de engajamento correta.

2. Escolha de canais de vendas. Um dos mais promissores no mercado b2b em 2021 são os canais de vendas digitais, que têm três vantagens principais: permitem que as atividades continuem em meio a uma pandemia, alcança o número máximo de clientes em condições que os recursos dos gerentes são limitados e reduz os custos da empresa. Graças à integração da plataforma b2b com programas de contabilidade e calculadoras de logística (1C, CRM, ERP e outros), por meio de suas contas pessoais, os clientes podem visualizar saldos, fazer pedidos, ter acesso à documentação primária, calcular o tempo e custo de entrega, rastrear o status do pedido e mais.

3. Ferramentas como conta pessoal e personalização permitem que você crie uma estratégia para interagir com os clientes. Preços, descontos, ofertas especiais e promoções – tudo isso a plataforma de vendas b2b permite personalizar com base na análise de dados de transações anteriores. Na conta pessoal, o cliente pode configurar a exibição do catálogo em um formato conveniente para si. Além disso, ofertas especiais são geradas automaticamente para os itens em que cada cliente estava interessado (por exemplo, itens visualizados, carrinhos abandonados). Essa abordagem ajuda a aumentar a fidelidade do cliente e aumentar o número de negociações repetidas.

4. Definição do processo de vendas. Os sistemas de CRM permitem automatizar o conjunto de ações necessárias para concluir com êxito uma transação. Além disso, o sistema de vendas b2b inclui um sistema de gestão eletrónica de documentos e permite o armazenamento de todos os modelos necessários ao trabalho com os clientes (catálogos, ofertas comerciais, apresentações, contratos). O sistema de gerenciamento eletrônico de documentos e a assinatura digital eletrônica são uma das ferramentas mais relevantes da estratégia de marketing b2b, que permitem simplificar ao máximo o processo de aprovação e assinatura de documentos que acompanham o processo de interação com o cliente.

A implementação de soluções de E-commerce permite aumentar a eficácia da estratégia de marketing b2b. Uma das ferramentas mais importantes para isso é o módulo de coleta de análises. Mais informações úteis dos especialistas da AGORA sobre o uso de análises podem ser obtidas aqui.

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